quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Opinião - Drácula de Bram Stoker - 2.º parte

Segunda parte da leitura conjunta, que vai do capitulo oito ao quatorze. 

Nesta segunda parte acompanhamos, durante a maior parte, a doença de Lucy e a sua consequente morte (digo eu...). Mas o que realmente marca esta parte é o aparecimento de uma personagem quase tão famosa quanto o Conde Drácula, o Dr. Abraham Van Helsing. É uma personagem forte e dinâmica que contrabalança o lado mais emocional do Dr. Jonh Seward, já para não dizer que acrescenta ainda mais mistério ao enredo, pois ele sabe algo, mas por alguma razão não quer partilhar e como só temos os pontos de vista de outras personagens...
Temos o reencontro, logo no inicio, de Mina com Jonathan Harker, em Budapeste onde se casam, enquanto este recupera, depois de ter fugido do castelo do Drácula, embora nada seja digo como o fez, para apenas no final os voltarmos a "ver" já em Londres. 
E no final temos a terrível revelação de Van Helsing que as crianças que andam a ser raptadas, são vitimas da querida e doce Lucy...

O que mais me fez pensar nesta segunda parte foi a escrita do Bram Stoker, pois ele consegue com  que mantenhamos o interessa numa historia em que o (suposto) personagem principal, e que até dá o nome ao livro faça apenas uma fugaz aparição, embora saibamos que ele está por detrás do que acontece o seu nome (quase) nunca é mencionada. Realmente só alguém com muita mestria na arte da escrita poderia escrever algo assim.

Bem com um fim que faz é querer avançar mais só posso dizer que este é um excelente livro e que mal posso esperar por continuar a leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário