sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Opinião - The Leader de Murry Leister



The Leader de Murry Leister é um conto originalmente publicado na Astounding Sience Fiction de Fevereiro de 1960, e insere-se no subgénero da historia alternativa. A historia decorre depois daquilo que foi a nossa Segunda Guerra Mundial. Embora o autor nunca nos diga isso as pistas estão lá: falasse muito de um Líder (The Leader), embora sem nunca dizer o seu nome percebe-se que é Hitler, os nomes dos intervenientes são quase todos em alemão, e claro refere-se um tal de Winston que é primeiro-ministro, e bem é só unir os pontos. A historia é nos mostrada através da correspondência entre as personagens, o que, para mim foi um ponto positivo. As duas personagem principais são o Professor Albrecht Aigen que está a realizar um estudo sobre a ascensão ao poder do Líder e o Dr. Karl Thurn que está a estudar poderes como a telequinesia. O facto de eles serem amigos é apenas um pretexto para as suas historias se cruzarem. Gostei da sinopse, e como no final ela faz todo o sentido:

O Problema em ser se um Super-Homem, com Super-poderes, e sabe-lo, e que é tão fácil negligenciar a desagradavel possibilidade de um Super-Super-Homem! (The trouble with being a Superman, with Super powers, and knowing it, is it's so easy to overlook the unpleasant possibility of a super-superman!) (tradução minha)

O "meu" problema foi a "introdução" de poderes telepáticos, telequinesia e afins, não que isso tenha diminuído a historia, mas eu já começava a "vibrar" com o rumo que eu pensava que historia (pensava eu) estava a seguir, mas isso é um problema meu, atenção.
Uma historia interessante, mas, e isto é um conselho para todos e para outras situações, deve ser lida sem ideias pré-concebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário