domingo, 12 de maio de 2013

Revista Bang n.º 14 - mais uma razão


A revista Bang já chegou e este décimo quarto número para lá das habituais razões de qualidade que me levam a "peregrinar" até a FNAC mais próxima assim que possível teve desta vez uma razão adicional: tenho uma pequena opinião publicada na secção de Bloggers. O convite foi feito pela Safaa Dib (assistente editorial da Editora Saída de Emergência) e foi um pequeno grande desafio. Em primeiro lugar pela surpresa do convite de que não estava à espera, pensa-se nisso, sonha-se com isso, mas a verdade é que quando acontece não se está preparado. Depois foi a escolha do livro, quis escolher um do qual ainda não se tivesse falado, um que representasse bem os géneros onde a revista se insere, mas que não quis ir buscar os "suspeitos do costume" e depois de algumas voltas as minhas estantes (que felizmente estão moderadamente bem compostas) os meus olhos acabaram por "cair" no livro "A Manhã do Mundo" do Pedro Guilherme-Moreira" e do qual já aqui falei ao de leve


As razões que me levaram à escolha deste livro são simples. É de um autor Português, é de Ficção Científica, tem (muita) qualidade, devido à sua classificação pode ter "escapado" ao apreciadores do género e tinha prometido ao autor uma opinião no blogue (que não está esquecida), resumindo mostrar e recordar um excelente livro.

O desafio seguinte foi escrever a opinião em meia dúzia de dias e com o limite de cento e cinquenta palavras e para "ajudar" calhou mesmo na semana em que estava a escrever as opiniões aos trabalhos do Manuel Alves. Foi um desafio e tanto, pois sabia o que queria dizer, mas a limitação de palavras fez com que tivesse de escrever e rescrever, de resumir resumos (eu sei!), e mesmo assim parecia-me que o que escrevia não servia. Então já com o prazo a tocar as ultimas badaladas coloquei os auscultadores e coloquei a minha inspiração a tocar: Queen Live at Wembley (1986) - The Magic Tour. E durante as cerca de duas horas que dura o concerto eu moldei o texto que podem ler na página setenta e oito da revista Bang n.º 14. 

Espero que as minha palavras vos levem a considerar este livro para leitura, pois bem merece.

Não sei se está foi uma vez sem exemplo, espero que não e que volte a ser (como diz na ficha técnica)  um "colaborador explorado" em futuras edições, pois é um prazer vermos o nosso nome em algo que admiramos, não pela fama que isso possa trazer, pelo menos no meu caso, mas pelo desafio que nos foi "imposto" e que nos faz progredir e ir mais além. 

6 comentários:

  1. Olá Marco,

    Antes demais e já tinha o tinha feito, parabéns pela tua participação na Revista Bang, acompanhei o teu nervosismo, mas foste colocado à vontade e isso acredito foi importante para te ajudar a escrever o texto.

    Mas compreendo-te perfeitamente, até porque na Revista Bang são exigentes com o que lá se publica, logo só demonstra que tens qualidade, algo que estou cansado de te fazer ver e ainda bem que agora comentas com mais regularidade :D

    Quanto ao livro, é bom saber que o tens e que tem essa qualidade toda que referes, a ver se um dia ainda faço um assalto à tua "moderadamente bem composta" estante e trago esse livro para ler :D

    E foi uma escolha inteligente, pelo que percebo, mais uma forma de divulgar o que é nacional ;)

    A ver se arranjo o meu exemplar e vou logo ver o teu comentário e claro outras coisas mais, pois esta revista é de leitura obrigatória :)

    Abraço e parabéns ao teu FCP :P

    ResponderEliminar
  2. Obriga é por pessoas como tu que me dão força e motivação que isto aconteceu.
    É um privilégio chamar-te amigo.

    ResponderEliminar
  3. Para dizer algo tão simples quanto isto:

    PARABÉNS :)

    E, tal como disseste, que venham mais :)

    ResponderEliminar
  4. E nunca é de mais lembrar que a tua opinião inicial motivou o convite ao autor a estar presente no Fórum Fantástico, para uma excelente participação. Onde, sim, o teu nome foi mencionado! ;)

    Abraço,
    Rogério

    ResponderEliminar
  5. Sabia que o Pedro Guilherme-Moreira lá tinha ido, ele chegou a convidar-me e disse-me o mesmo que o Rogério, mas nunca pensei ou sequer assumi que tivesse tido um papel tão "importante" no seu convite, e muito menos que o meu nome tivesse sido mencionado, mas muito me agrada ter, indirectamente, ajudado.

    Já agora aproveito para perguntar, sei que foram feitos alguns vídeos do FF, foi feito algum sobre essa conversa?

    ResponderEliminar