terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Opinião - Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade de Carina Portugal



Inglaterra, 1594. Uma pequena aldeia, lar de Alaina e Leonora, irmãs gémeas e uma espécie de curandeiras.
A história começa com a queima em praça publica de Beaumont, um curandeiro acusado de bruxaria. Este antes de ser completamente consumido pelas chamas amaldiçoa a aldeia:

Por este crime, todos os que me consideram culpado, todos os que conjuraram a minha morte, todos os que incriminam os inocentes serão perseguidos pelos vossos piores pesadelos! Os demónios consumir-vos-ão a alma! Eu vos amaldiçoo para toda a eternidade, malditos!

Esta é um das duas "profecias" que irão guiar a narrativa, não revelo a outra porque não é tão óbvia (digo eu) e claro porque iria estragar a história a quem ainda não leu. E assim se inicia um conto onde o sobrenatural irá estar sempre presente, mas em que o principal é a historia destas duas irmãs que tem muitos segredos, e que até a mim me surpreenderam (e muito).

O sobrenatural estará sempre presente, claro, perto, mas lá fora, longe da vista, mas os seus efeitos irão sentir-se e comandar parte da narrativa. O "resto" é o segredo que elas guardam e escondem pelas consequências que teria se fosse descoberto. Com Arte e Mestria a Carina foi-me enredando na narrativa e quando o final chegou, apesar de uma parte de mim já o esperar, ainda assim não deixei de ficar atordoado e maravilhado ao mesmo tempo. Curiosos? Espero que sim.

Foi uma história que me deu grande prazer ler muito por culpa da excelente narrativa da Carina. Uma narrativa não só bem escrita (e revista), em que cada peça é colocada no momento certo, não existem elementos a mais ou a menos. Não existe pressa nem preguiça na narrativa. Este sentido de tempo é difícil de encontrar num autor novo, mas a Carina consegui neste conto fazê-lo na perfeição.

Se tivesse de apontar um defeito a esta obra seria apenas o local onde se passa, Inglaterra, a serio?! Pessoalmente achava que bem que se poderia ter passado em Portugal ou então não mencionar o local pura e simplesmente. Mas isto sou só eu a tentar colocar defeitos a uma obra que de outro modo considero (quase) perfeita. 


4 comentários:

  1. Olá Marco :)
    Excelente comentário, mencionaste aspectos muito importantes na escrita de uma obra. Tal aspecto, concretizado aqui, de forma tão brilhante, aumenta ainda mais a minha curiosidade por esta e outras obras da Carina, que por grave falha minha, ainda não lhe prestei a merecida atenção, apesar de já ter espreitado alguns contos e de ter gostado. Não tenho outra solução que não conhecer melhor o bom trabalho de Carina que muito me honra :D
    Obrigado por partilhares boas histórias e de autores Portugueses :)
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já deves ter reparado gosto de fazer publicidade ao que é Português, e felizmente temos cá grandes talentos e Carina é um deles. As vezes torna-se difícil acompanhar tudo o que sai, mas vou tentando e o meu smartphone tem sido uma preciosa ajuda.
      Em breve irei voltar a falar de mais autores nacionais.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Ois Marco,

    Ainda ontem estive á conversa com a Carina que devia ler este seu conto que ela com tanta gentileza disponibilizou.

    Já tive a oportunidade de alguns contos dela e um livro que ela tambem me disponibilizou e que se passa em Portugal e que gostei sem duvida. Penso que irias gostar, mas é uma questão de falares com ela :)

    Bem verdade seja dita é que fiquei ainda com mais vontade e parabens pela tua mensagem e acima de tudo por mais uma vez divulgares o que é nacional, algo que tenho que elogiar ;)

    PS: A Carina é muito simpática só é pena que adora gelados ehehehe

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Fico mesmo muito entusiasmada ao ler a tua opinião. É sempre tão bom saber que gostam do que escrevemos, que de alguma forma a história toca o leitor. Incentiva-me muito.

      O livro de que o Fiacha fala está disponível no goodreads, em pdf., mas já foi escrito há uns bons anos, por isso a qualidade é algo dúbia (sei que não devia estar a falar mal do meu trabalho, mas não consigo fazer publicidade enganosa). Em todo o caso, se tiveres curiosidade, estás à vontade para ler o livro.

      Um abraço e obrigada pela leitura!

      P.S.: Sundae de caramelo do McDonalds, mais precisamente. Aceitam-se doações lol

      Eliminar