quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Prémio Bang! - O regresso


O Prémio Bang! regressou! É verdade, seis anos depois ele está de volta.

A primeira edição data de 2008 e acabou sem nenhum vencedor devido à falta de qualidade das obras que concorreram. Claro que não existe regra sem excepção e nem tudo se perdeu. De entre as obras que foram propostas a Saída de Emergência "aproveitou" (pelo menos) uma: "O Veneno de Ofiúsa" de Francisco Dionísio, mas para publicação na já extinta colecção TEEN.

Na altura esta atitude de não atribuição criou "alguma" celeuma. Quem frequentava o Forum Bang por aquele dias certamente se lembrará de algumas discussões que por lá ocorreram. Mas pessoalmente acho bem que não tenham feito concessões, ou se tem uma obra de qualidade ou então nem vale a pena. Esta "intransigência" da Saída de Emergência acabou por mostrar que eles não estavam a brincar, ou o melhor ou nada.

Nesta segunda edição parece-me que as probabilidade serão mais favoráveis. A Saída de Emergência consegui criar não só uma grande comunidade de leitores, mas com a revista Bang! (e com o Forum Bang! também) ajudou a criar também uma nova geração de escritores, e espero que agora (finalmente) comece a colher os frutos desse trabalho. Outro factor vem ajudar desta vez alarga-se ao Brasil e com certeza que também isto ajudará a que desta vez o prémio seja entregue. Embora espero que seja um Português a ganhar.

Para além do prémio monetário de três mil euros a obra vencedora será publicada em Portugal e no Brasil.

É feita na pagina de anuncio do Prémio Bang! a afirmação de que "é o primeiro prémio internacional de língua portuguesa para a literatura fantástica" , mas ou muito me engano ou o Prémio Caminho de FC também era internacional, alias alguns dos seus vencedores eram Brasileiros.

Os interessados poderão encontrar toda a informação necessária na pagina de anuncio do Prémio Bang!, e aqui o Regulamento do Prémio Bang! e caso decidam concorrer devem preencher o Formulário de inscrição.

A todos os que concorreram boa sorte.

4 comentários:

  1. Viva Marco,

    Agora que me recordas o que aconteceu com a primeira tentativa de atribuição deste prémio e obviamente não querendo entrar em polémicas, penso que se a Editora ou o Juri não viu qualidade em nenhum trabalho fez bem em não atribuir o prémio. Mostra que leu os trabalhos (sua obrigação) e foi exigente e penso que é assim que tem que ser, custe a quem custar e penso que não tem que estar a explicar a cada escritor onde falhou, porque falhou, tem que saber perceber que tem que melhorar.

    Seja como for penso ser uma excelente iniciativa, muito motivadora, pois mais que o dinheiro, alguém que consiga entrar na coleção BANG, ou ser publicado pela SDE só pode sentir orgulho e claro ao ser publicado por cá e por terras de Vera Cruz é...excelente.

    Muitos criticam que não se faz nada e depois quando se faz, sempre quero ver se vai haver participantes à altura, vamos ver, eu não serei seguramente.

    Bom trabalho de investigação e parabéns por divulgares esta iniciativa no blog, fiz o mesmo :)

    Abraço e tenta a tua sorte :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Saída de Emergência não foi a primeira a não atribuir um prémio por falta de qualidade dos trabalhos e com certeza que não será a ultima a fazê-lo, relembro por exemplo que o mesmo se passou com o prémio Leya.

      Ao contrario de uma submissão a uma editora em que o manuscrito pode e muitas vezes é "trabalhado" entre o editor e o escritor, numa situação destas o manuscrito terá de ser já a versão final, quando muito poderá ter uma ou outra alteração de pormenor.

      Também espero que existam muitas participações e claro de qualidade, para que este prémio continue por muitos e bons anos.

      Abraço

      Eliminar
  2. Espaço bem interessante!
    A seguir.
    Convido-o a visitar o meu cantinho.
    http://lerviverler.blogspot.pt/

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita Clarinda, espero que esta já a primeira vez de muita e interessantes visitas.

    Também já estive no teu cantinho e também me pareceu interessante.

    Um abraço

    ResponderEliminar