domingo, 9 de março de 2014

Opinião - A Fonte de João D. Martins



Depois de ter adorado ler Querido estás Morto (seguir o link para a minha opinião) foi com algumas expectativas que me lancei na leitura deste conto.
A historia começa com Teodésio, um homem que já passou à muito a primavera da sua vida (tem oitenta e sete anos), e para seu azar já não se consegue mexer bem, a idade não perdoa, portanto tem um empregada de limpeza, coisa que ele odeia porque não gosta que lhe mexam nas coisas. A sua esposa está a recuperar de uma cirurgia. Não têm em filhos ou irmãos, e o mais próximo que tem de família no caso dele é um primo em terceiro grau que morava nas Beiras, mas com quem já não fala à muito e é provável que já esteja morto e a esposa tem familiares no estrangeiro, mas não sabe onde. É um homem que já não tem grandes desejos na vida a não ser que o Destino o leve ao mesmo tempo que a esposa.
Um dia de Abril veste a samarra e sai para ir comprar pão, um dos poucos rituais que a vida, os reumáticos e as outras maleitas ainda lhe permitem fazer, mas nesse dia o Destino tinha outros planos.

Foi um conto bastante interessante e do qual gostei e que se resume a um chavão popular: cuidado com o que desejas. Teodésio deseja coisas que parecem simples, mas as consequências são imprevisíveis. Bem sei que esta minha opinião é simples, mas lendo o conto perceberão que é difícil dizer muito sem estragar a história, portanto vão lá ler este conto que tenho a certeza que não se irão arrepender, muito pelo contrario.


Este conto pode ser encontrado no Smashwords neste link: A Fonte de João D. Martins

8 comentários:

  1. Nunca li nada deste autor, mas o teu comentário, mesmo simples, deixou-me curiosa :)
    Vou ver e ler um dia destes.
    continuas a divulgar os novos escritores, o que é muito bom. Interessante como sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá São

    Na verdade este autor não "existe" (assim como o Ricardo Neves)... Ele é uma personagem de um outro livro do autor Joel G. Gomes (este verdadeiro), mas que funciona como uma espécie de heterónimo, mas gosto de preservar o que o autor quis fazer.

    Quanto à minha "obsessão" com a divulgação de novos autores Portugueses é um prazer mostrar que eles existem e assim contribuir para a renovação. Se ajudar a que pelo menos um passe a "profissional" então darei o meu tempo por bem empregue.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Marco,

    Fiquei curioso sem duvida, parabéns quer pelo texto quer pela divulgação ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Fiacha

    É um conto interessante sem duvida, e já sabes que vou continuar com a divulgação do que é bom e nacional ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Uau :D
    Bem...gostei da tua escolha e a sinopse é muito persuasiva.... :P Admiro muito as pessoas nestas idades, pela sua força e coragem em enfrentar um mundo que já não lhes facilita um dia à dia que já foi normal, a vulnerabilidade, a compaixão por uma vida que se olha com um olhar maduro. Já todos vivemos um pouco os nossos avós, uns mais que outros, por isso, sabemos bem saborear o que possamos encontrar nesta história onde nos encontraremos um pouco :)
    Este é sem dúvida um livro que quero ler ^_^
    Obrigado pela partilha..Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Realmente o João D. Martins (a. k. a. Joel G. Gomes) faz um retrato bastante fiel do que é ser "velho".

      E se é "sem dúvida um livro que" queres ler segue o link e aproveita que está de graça ;)

      Um abraço

      Eliminar