segunda-feira, 12 de maio de 2014

Os Ilustres Desconhecidos - Uma (possível) Iniciação à Ficção Científica

Existem Grandes Livros de FC que por razões que não lembram à Razão nunca conseguiram vingar em Portugal. São verdadeiras pedras preciosas cobertas do pó da indiferença. As razões para tal são, para além das já enunciadas no texto Ficção Científica - Mitos, Preconceitos e Estereótipos, a falta de uma estratégia por parte das editoras, assunto com pano para mangas e um enxoval completo mas que ficará para um futuro texto, e uma clara falta de marketing que geralmente fica reservado para os livros que já se sabe que vão vender bem mesmo que não se faço a alarido deles...
Confesso também aqui uma "batota" minha: este texto é praticamente uma prolongamento do anterior, Os Clássicos, pois se em Portugal são ilustres desconhecidos "lá fora" é lhes reconhecido o pleno direito ao estatuto de clássicos.
Quanto ao título escolhido para este post verdade seja dita que tirando alguns dos Clássicos já mencionados se é FC em Portugal o mais provável é ser (um ilustre) desconhecido.  
Vamos lá descobrir algumas destas pedras preciosas:





O Prestígio de Christopher Priest - Este é um livro simplesmente magnifico. A historia tem no seu centro a rivalidade de dois ilusionistas no final do século dezanove: Alfred Borden e Rupert Angier e das consequências dessa mesmas rivalidade não só entre eles, mas também para a sua descendência até aos nossos dias. Como se não bastasse uma história já de si bastante original Christopher Priest conta a historia de uma maneira magnifica como se também fosse um ilusionista que guarda para o final o seu melhor truque. Se como eu já viram o filme, e como eu também gostaram só vos posso dizer que o livro é mil vezes melhor. Já falei sobre este livro aqui no blog e se ficaram curiosos é só seguir este link: O Prestígio de Christopher Priest.



Eu sou a Lenda de Richard Matheson - Se gostam de Vampiros, de Vampiros a serio então este livro é para vocês. Com a simplicidade dos grandes autores Richard Matheson conta-nos o dia-a-dia de Robert Neville, o último homem na Terra e que faz o seu melhor para sobreviver num mundo de Vampiros. E é nesta aparente simplicidade da narrativa e da história que reside a sua grande força. Um homem só, cada vez mais só e um Mundo inteiro que o quer ver morto. Apenas vos posso dizer que é uma historia com um final que me surpreendeu bastante e que explica o título do livro e forma sublime. Este livro teve direito a duas edições, a primeira com a capa da mais recente adaptação cinematográfica e uma segunda com uma capa original. Além da historia que dá título ao livro, ambas as edições contem mais alguns contos de Richard Matheson, a edição especial está um pouco mais recheada.
Para quem já viu o filme homónimo como o actor Will Smith só posso dizer que o título e o nome do personagem principal são os únicos pontos em comum, de resto não tem nada em comum.



Eis o Homem de Michael Moorcock - O famoso Físico Stephen Hawking disse que a melhor prova de que as viagens no tempo não são possíveis é o facto de ainda não termos sido invadidos por turistas do futuro. Considerações à parte imaginem que se viajar no tempo fosse possível qual seria o tempo (e local) que gostavam de ver visitar primeiro? Para Karl Glogauer é a terra santa no tempo de Jesus Cristo, mas quando lá chega nada é o que vem narrada na bíblia, Jesus é uma deficiente mental, Maria a "libertina", etc. O que estariam dispostos a fazer e a sacrificar para que a história como a conheciam fosse a mesma? Este é um livro pequeno no seu tamanho, mas grande nas questões que coloca, não só sobre a fé, mas também sobre escolhas, sacrifícios e as verdades que pensamos saber e claro sobre os paradoxos das viagens no tempo.



O Verdadeiro Dr. Fausto de Michael Swanwick - A lenda de Fausto é bastante conhecida, de modo sucintamente vende a sua alma ao Diabo em troca de conhecimento. Ora é (quase) isto que se passa neste livro, mas ao invés de termos um Fausto que vende a alma ao Demo, ele entra em contacto com o ser de outra dimensão (?) que lhe vai "dar" os conhecimentos que irão mudar a Idade Média, a Electricidade é apenas a ponta do icebergue, mas estarão as pessoas preparadas para todos estes avanços? E que farão os mais poderosos com eles? E posso garantir que o Amor irá interferir... Mas tudo na vida tem um preço, mas estará Fausto pronto para o pagar? E que move o Demónio extra-dimensional? Foi uma leitura de que gostei bastante, e o final foi no mínimo arrepiante pelo seu realismo...



Little Brother - O Futuro já começou de Cory Doctorow - A história é (aparentemente) simples, Marcus e os seus amigos estão no lugar errado à hora errada quando se dá um atendado na cidade de S. Francisco. São presos, interrogados e por fim libertados, menos um dos seus amigos e ninguém parece saber o que lhe aconteceu. Começa assim a cruzada de Marcus.  A história passa-se no nosso futuro imediato e além de muita acção aborda questões interessantes como liberdade ou segurança e o valor da amizade. O único ponto que acho que poderá ser um entrave à leitura é o uso pelo autor de linguagem técnica, que embora já seja de uso corrente, basta olhar para um catalogo de telemóveis, pode "distrair" alguns leitores, mas ao mesmo tempo demonstra o quanto o autor pesquisou para que o realismo fosse total. É uma leitura que mostra que a FC fala e reflecte não só sobre o nosso futuro longínquo, mas também sobre o nosso presente e futuro imediato.



Crónicas Marcianas de Ray Bradbury - Este livro deveria estar na lista d'Os Clássicos, mas geralmente entre todos os livros que um autor escreve existe sempre um livro que lhe é imediatamente associado na mente do povo e no caso de Bradbury será Fahrenheit 451. Este é um livro de contos que tem como ligação as paisagens do Planetas Vermelho desde a chegada da Humanidade ao seu fim. É um livro que fica em alguns contos na fronteira entre a FC e a Fantasia. Para quem ainda não conhece a prosa de Bradbury este livro é um bom exemplo do belo lirismos que pontua muitos textos seus. De entre todos os excelentes textos que formam estas Crónicas Marcianas não resisto a destacar o brilhante "Virão Chuvas Suaves".



A Oeste do Éden de Harry Harrison - Já aqui falei deste livro e graças a isso outros houve, como o amigo Fiacha (do blog As Leituras do Corvo Fiacha), a colega Caminhante (do blog Folhas do Mundo) e a Maria QueenFire (do blog O Imaginario dos Livros), que já o leram e adoram, mas como acho que este livro bem merece a divulgação e porque apesar de tudo continua, como tantos outros, a ser estoicamente ignorado volto à carga (outra vez). Só a premissa já é em si uma história diga de ser contada. A Terra nunca sofreu o embate do meteorito que levou à extinção dos dinossauros, assim os dinossauros evoluíram para seres inteligentes, nas também sociais. Mas também a Humanidade chegou ao que somos hoje. O livro conta a historia de como essas duas sociedades se vão conhecer. Basta seguirem os links para saber mais e também as opiniões de quem já leu.



Eu, Robot de Isaac Asimov - Os robot's já não são ficção científica, já pertencem a realidade do dia-a-dia (ainda hoje saiu a noticia de que a ONU iria debater a capacidade dos robot's matarem), mas Isaac Asimov, não só autor mas também cientista e divulgador de ciência, e começou a pensar na problemática que eles iriam trazer à muitos anos. Criou as Três Leis da Robótica e explorou-as em cinco livros de que este "Eu, Robot" é o último, embora não tenham propriamente uma continuação pois são constituídos por contos. Será um livro interessante para quem gostas desta temáticas e ler o que acontece com esta leis levadas aos extremos, ou o que acontece quando uma delas falha... 



Solaris de Stalislaw Lem - A Ficção Cientifica é um género maioritariamente escrito em Inglês, mas ocasionalmente lá aparece um autor "estrangeiro" que estilhaça esta hegemonia. De nacionalidade Polaca Stalislaw Lem tornou-se um autor de culto com este "Solaris". Nele conhecemos Kris Kelvin, um psicólogo que vai investigar os estranhos acontecimentos a bordo da estação espacial que orbita o planeta Solaris, que é constituído por um oceano orgânico (Vivo? Consciente?). São muitas as questões que Solaris coloca sobre nós, a Humanidade e sobre o que verdadeiramente sabemos da nossa mente.


Está foi uma lista ainda mais difícil de elaborar, mas mais uma vez pretendi chamar a atenção de boas obras de FC pouco valorizadas e que ainda são relativamente fáceis de encontrar.

De hoje a oito cá regressarei com um novo post desta vez subordinado ao tema Não sabia que era FC

6 comentários:

  1. Viva Marco,

    Mais um excelente comentário a divulgar um género que tem sem duvida livros excelentes e mais uma vez já li alguns livros desta lista e sim adorei a Oeste do Éden do Harry Harrisson, Eu Sou a Lenda é um livro interessante sem duvida, mas não me cativou tanto e li ainda Eis o Homem do Morcook.

    Quanto aos restantes ficam as sugestões, alguns escritores já li mas não os livros que indicas e outros até tenho por descobrir ainda lá em casa ;).

    Muito bem venham lá mais sugestões e claro divulgar o que de bom tem este género ;)

    Abraço

    PS: E viva a control C :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Corvo

      As vezes podemos ler um livro mil vezes e nunca gostar dele, ou basta uma segunda leitura para nos apercebermos de que afinal é um excelente livro e perguntamo-nos porque não gostamos dele logo.

      Não te esqueças do control V ;)

      Um abraço

      Eliminar
  2. Olá Marco,

    destes que aqui apresentas li A Oeste do Éden, tendo gostado muito. Gostaria de ler os de Priest, uma vez que vi o filme "O Terceiro Passo", tendo gostado muito. E também porque me parece uma ótima leitura, pelo que dizes no texto. Depois, também gostaria do Solaris, cuja adaptação cinematográfica não vi até ao fim.

    Conheço Eu Sou a Lenda e Eu, Robot, apesar de não os ter lido ou visto os filmes. Com o que referes, fiquei muito curiosa.

    Gostei muito do texto =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen

      Ainda bem que gostas-te do " A Oeste do Éden" é sempre agradável quando damos um conselho e a pessoa gosta.

      Quanto ao livro e filme do Priest já disse tudo agora só falta tirares a prova e aproveita que anda barato ;)

      Do "Eu Sou a Lenda" lê o livro já o filme, estás por tua conta e risco pois tem muito pouco em comum com o filme. O "Eu, Robot" gostei do filme, já os livros (são cinco) são diferentes pois são contos que tratam o mesmo tema.

      Obrigado e volta sempre ;)

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá Marco
    Pois de facto como referiste adorei o "A oeste do Éden" é um livro excelente e muito cativante, e o que é inacreditável é o preço dele (continua a 5€ na Wook) custo / qualidade muito bom.
    Quanto aos outros livros que falas, fiquei de olho no O Prestígio de Christopher Priest e no Solaris de Stalislaw Lem :) vão para a lista ML - FC
    Provavelmente também irei ler Eu sou a Lenda de Richard Matheson, uma vez que está cá em casa, e sem dúvida as Crónicas Marcianas de Ray Bradbury
    há dois autores que tenho andado para ler há muito tempo, mas não sei porquê vou adiando e um deles é mesmo Ray Bradbury, comecei um livro de contos dele , mas meteram-se outros e não o terminei, (o outro é Neil Gaiman), tenho de o fazer :)
    excelentes as tuas crónicas de FC, parabéns
    cá fico à espera da próxima

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante

      Ainda bem que gostas-te do "A oeste do Éden" bom e barato ;)

      O "O Prestígio" é excelente, se poderes vê também o filme que não ficas desapontada, embora com algumas diferenças para o livro, em Portugal alguém decidiu chamar-lhe "O Terceiro Passo".

      O " Eu sou a Lenda" do Richard Matheson também é muito bom, já o filme...

      Para uma contadora de historias como tu a narrativa do Ray Bradbury vai deliciar-te este e se poderes lê também "Algo Maligno Vem Aí" que escrita soberba mesmo.

      Obrigado e ai essa lista pelo menos nesta já leste um e outro já o tens, já não é mau ;)

      Um abraço

      Eliminar