sábado, 14 de junho de 2014

Consultório Literário - "Não gostei e agora?"

Li recentemente o livro ***** ** ****, mas não gostei. O problema é que parece que toda a gente gostou menos eu. O que faço? Digo a verdade correndo o risco de ser gozada e colocada de lado? Ou minto apenas para que me integrar? Ajude-me por favor.

Leitor(a) Anónimo(a)


Caro(a) Leitor(a) Anónimo(a)

A todos nós já nos aconteceu não gostar de pelo menos um livro nas nossa vidas, mas o seu problema o livro e o facto de não ter gostado dele, mas sim a reacção dos seus pares. Compreendo que a aprovação deles seja importante, mas lembre-se que cada pessoa é um conjunto de experiências que produzem uma ser humano único. Os seus gostos e interpretações da leitura desse livro, ou de qualquer outro para o efeito serão sempre diferentes das dos seus colegas, por muito que até pareçam iguais. Seja verdadeiro(a) consigo mesmo(a) e diga a verdade, pode até custar, mas assim não terá de andar sempre a mentir e como efeito colateral terá o bónus de distinguir os bons amigos dos que nem merecem um olá.
Lembre-se também que estamos sempre a crescer em quanto seres humanos, a aprender com as experiências do dia-a-dia. E que nem sempre estamos preparados para ler certos livros naquele momento. Quem sabe se um dia não volta a ler esse livro e gosta?



Podem enviar as vossas questões e dilemas para o e-mail no canto superior direito deste blog que cá estarei para vós responder na medida do possível.

8 comentários:

  1. Isto é um problema real... Pegar num livro adorado e detestar (acontece-me com o Principezinho) e defender com unhas e dentes um que é mal visto (acontece-me um pouco com as Crónicas de Allaryia, do Filipe Faria). O importante é termos a nossa opinião livre, não termos medo de a dar e discutirmos uns com os outros, de forma saudável :) Se gostássemos todos do mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui

      Porque é um problema real (como bem dizes) e que tantas vezes já tenho visto pareceu ser um bom local por onde começar este Consultório Literário.

      Revejo-me nesse questão de "defender com unhas e dentes um que é mal visto (acontece-me um pouco com as Crónicas de Allaryia, do Filipe Faria)", pois também para mim foi uma livro/saga importante no meu percurso de leitor e se não fosse por ele não se seria o leitor que sou hoje.

      O importante é realmente discutir-mos de forma saudável, infelizmente algo que não acontece muito.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Uma boa questão, pois é verdade que é uma dúvida que atinge muita gente e é pena que tal aconteça. Concordo com o sr consultor, devemos ser sinceros e emitirmos a nossa opinião mesmo sabendo que ela irá levantar alguns comentários desagradáveis... não interessa, é o nosso gosto, é a nossa opinião e vale por isso mesmo e não pelos comentários dos outros.
    Por exemplo, se eu disser que estou farta do Martin, sei que muitos pularão nas cadeiras prontos para me bater, mas é verdade, estou mesmo farta do Martin.... (quer dizer ele até tem uns contos engraçados, nos livros de contos e eu até contei o Dragão de Inverno), mas estou farta daquele "engonhanço" todo da Guerra dos Tronos. :D
    Temos de ser sinceros para connosco próprios e também aceitar que os outros podem ter opiniões diferentes das nossas (por vezes acabamos por nos esquecermos disso, na "luta" pela nossa opinião ) e depois sem dúvida que o Sr. Consultor tem toda a razão em dizer que devemos estar abertos a que um mesmo livro nos transmita uma opinião diferente, se o lermos noutra altura, porque vamos sempre aprendendo e crescendo enquanto seres humanos,
    Boa Marco :) muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante

      Sr. Consultor LOL (mas gostei ;) )

      Descansa que não és a única que está farta de Martin e do seu "engonhanço" todo da Guerra dos Tronos e embora eu não seja um deles percebo perfeitamente quem está.

      Tens razão temos de ser (acima de tudo) honestos com nós próprios. E quando estamos do "outro lado das trincheiras" esquecemos que de que cada pessoa é um único e acabamos por "lutar" mais pela nossa opinião do que pela compreensão.

      Já me aconteceu algumas vezes não gostar ou nem sequer conseguir ler um livro para anos depois pegar nele, lê-lo de "fio a pavio" e adorar.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Viva Srº Consultor,

    Parabens pela nova rubrica sem duvida muto interessante.

    Estou de acordo com o teu comentário, se não gostamos devemos dize-lo sem duvida e claro que pode acontecer mais tarde vir a ler e gostar :D

    Os casos que mais me lembro são distópias, geniais para alguns e para mim, interessantes mas descritivos :D

    Abraço e continua Marco ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chefe :D

      Obrigado pelo apoio ;)

      Quanto à tua opinião sobre as distopias acho que podemos concordar em discordar :D

      Falando (mais) a serio é a tua opinião e eu respeito, mas desde que vamos "esgrimindo" os nossos argumentos num ambiente saudável já me darei por feliz :)

      Um abraço

      Eliminar
  4. Bela resposta. É isso mesmo. As pessoas não devem ter medo de expressarem as suas opiniões. Cada pessoa é um ser único com as suas próprias características.

    Parabéns pelo blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Morrighan e obrigado :)

      Realmente cada pessoa é um ser único e não devemos ter medo de expressar a nossa opinião.

      Um abraço e espero que passes cá mais vezes ;)

      Eliminar