sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Opinião - A Esposa Minúscula de Andrew Kaufman



Diz o ditado que as pessoas não se medem aos palmos e o mesmo se pode dizer dos livros. Um bom exemplo disso é este "A Esposa Minúscula" de Andrew Kaufman com meras cento e vinte páginas, uma descomunal letra de medida doze (ainda por cima com muitas paginas ilustradas) e um tamanho que rivaliza com os livros de bolso (já vi livros de bolso maiores). Mas se o seu aspecto exterior é pequeno o que está lá dentro extravasa largamente a "embalagem" em que vem contido. A  história é peculiar, mas deixou-me (logo) curioso, mas nada como lerem a sinopse para julgarem:

"Um ladrão entra por um banco dentro armado com uma pistola pronta a disparar, mas não pede dinheiro. Em vez disso, exige a cada cliente o objeto que tenha para si maior significado. O ladrão parte e todas as vítimas do assalto sobrevivem, mas coisas estranhas começam a suceder-lhes pouco depois: a tatuagem de uma sobrevivente salta-lhe do tornozelo e persegue-a; outra acorda e descobre que é feita de rebuçado; e Stacey Hinterland descobre que encolhe, gradualmente, um pouco a cada dia que passa, e nada que o marido ou o filho possam fazer conseguirá inverter o processo. A Esposa Minúscula é uma fábula sobre como podemos perder-nos nas circunstâncias e encontrar-nos no amor de outra pessoa."


Pois é não é um convencional livro de Fantasia e só isso já me deixa curioso, mas se uma boa ideia é meio caminho para me prender foi a capacidade do seu autor para contar esta historia que me deixou rendido. O narrador é o marido de uma das vitimas deste (no mínimo) invulgar assalto. É através do seu conhecimento em "segunda mão", pois ele não estava presente no assalto e nem o presenciou de longe, o que ele transmite é o que a esposa sabe e lhe conta, que vamos descobrir as consequências deste singular assalto.
O que me marcou foi a mistura graciosa entre o quotidiano de uma vida como a que qualquer um de nós leva e o fantástico das situações que se vão sucedendo, como ter uma tatuagem de um leão que de repente ganha vida e nós persegue, e esta nem é a mais estranha...
Como será óbvio ficamos com a vontade de saber mais pormenores, como quem é o assaltante por exemplo, mas este sentimento não é diferente de ler uma livro de mil paginas, o leitor curioso quer saber sempre mais.
Existem livros que devido ao seu tamanho (mas não só) demoram bastante tempo a ler, mas dos quais nos esquecemos (quase) logo a seguir. "A Esposa Minúscula" de Andrew Kaufman é um excelente exemplo de uma leitura que se faz rapidamente (cerca de uma hora, hora e meia), mas que fica connosco muito para lá disso, e isso diz muito de um livro. Até a minha esposa, que é um pouco avessa ao Fantástico leu e gostou (muito) e este é o melhor elogio que posso fazer a um livro, mostrar que ele transcende o género em que nasceu e agrada a uma miríade de leitores. Portanto aventurem-se também.


Título - A Esposa Minúscula
Autor - Andrew Kaufman
Colecção - Bang! n.º 225
Editora - Saída de Emergência
Tradutor - Renato Carreira

5 comentários:

  1. Olá Marco
    Tudo bem? tenho sentido a falta de comentários :) mas também tenho feito o mesmo....
    Deixaste-me muito curiosa com este livro. Parece-me muito interessante e vou querer lê-lo, sem dúvida.
    boas leituras e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São

      Pois é tenho andado muito afastado, muita preguiça e muito medo da folha em branco, mas aqui estou a tentar vencer isso tudo, espero que também regressem :)

      Ainda bem que gostas te do que leste, tenho (quase) a certeza que vais gostar do livro.

      Um abraço

      Eliminar
    2. pois é, a preguiça é uma coisa terrível... mas o pior é que sabe bem (por vezes) eh eh eh :D
      Já conheces bastante dos meus gostos em termos de livros, por isso acho que acertas, já está registado :D
      Bj

      Eliminar
  2. Olá Marco,

    Desconhecia por completo o livro, mas, tal como te aconteceu, a sinopse também me deixou bastante curiosa. Uma boa recomendação! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia

      Este livro faz parte da colecção Bang! mas teve pouca (ou nenhuma) publicidade. É em momentos como este que sou da opinião que o fórum Bang! era uma mais valia para divulgar obras como esta, mas cá estamos para dar a conhecer uns aos outros pequenas GRANDES pérolas como esta. Espero que leias e gostes ;)

      Uma abraço

      Eliminar