quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Opinião - Limites da Ciência de Jorge Calado



Como nem só de pão vive o Homem também o leitor não vive só de livros de ficção. E verdade seja dita existem livros de não-ficção que são bem melhores que muitos livros de ficção. Ora sendo eu uma pessoa curiosa tenho especial predilecção por livros de divulgação cientifica e este "Limites da Ciência" de Jorge Calado foi a minha última leitura.
O título não deixa dúvidas quanto ao assunto que se "discute" nas suas páginas e a verdade é que este tema é da mais extrema importância não só dentro do meio cientifico como também (deveria ser) para o público em geral. Usando a linguagem que usamos no dia-a-dia qualquer leitor consegue ler e compreender facilmente a mensagem que o autor pretende passar. Em dados momentos quase parecia que estava a ter uma conversa com autor. O livro está estruturado em quatro grandes capítulos, mas a leitura flui sem "solavancos".

Uma das partes mais interessantes (não que tenham existido partes chatas), talvez por ser a mais desconhecida, foi o momento que o autor abordou a questão dos limites da ciência no que à parte financeira diz respeito. O facto de cada investigação ter de dar logo "frutos", que cada cêntimo investido tem de se multiplicar por dez ou cem ou mil vezes esse valor em alguma tecnologia pronta a ser vendida ao público é uma perversão da Ciência. As maiores descobertas da Ciência foram-no, numa primeira fase, apenas pelo prazer da descoberta, apenas por se ficar a saber um pouco mais sobre o Universo em que habitamos. Foi apenas ( em muitos casos) mais tarde que essas mesmas descobertas se traduziram em alguma tecnologia que veio trazer mais às nossas vidas. Isto, infelizmente, é cada vez menos lembrado. 

Será também uma leitura interessante para escritores que procurem saber um pouco mais sobre o mundo da Ciência e os seus (vários) limites, e quem sabe possa inspirar algumas (boas) ideias.  

É um livro interessante, escrito claramente para um público sem formação cientifica, mas que gosta destes assuntos (como eu) e que eu aconselho sem reservas para ler e reflectir. 


Titulo: Limites da Ciência
Autor: Jorge Calado
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário