quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Opinião - Selecção de Joel G. Gomes



Depois de ter lido a introdução a este universo que o Joel G. Gomes criou com "A Arca" eis que regresso para dar a minha opinião sobre a continuação e já não era sem tempo...

Neste segundo episódio começamos (quase) onde termina "A Arca". Vamos conhecer André Lopes, um inspector da Policia de Investigação Nacional (PIN), que é chamado ao que parece ser o local de um duplo homicídio: a casa de Valter Braz. Aqui o inspector André Lopes vai-se deparar com um cenário onde a "bota não bate com a perdigota". Vamos observar também a relação tensa com o técnico forense Santiago, um tipo que segue as regras todas ao contrario dele (pessoalmente acredito que Santiago ainda vai ter mais protagonismo, mas...). A tentativa de resolver o caso vai atira-lo para locais não cartografados e é melhor não dizer mais.

Gostei da historia e das tensões e pormenores com que o Joel "coloriu" a vida do André Lopes dando-lhe assim uma tridimensionalidade não só plausível, mas que também aproxima o leitor da personagem dando-lhe um vida tão comum como a nossa, cheia de problemas e de chatices, seja em casa ou no trabalho, mas também de bons momentos nas suas amizades e no facto de estar quase a ser pai. E ele atravessa uma fase difícil da sua vida, a sua esposa está no final da gravidez e anda com humor nada agradável. No trabalho as coisas também não andam bem, é um homem que tenta fugir da sombra do seu pai, o lendário Inspector Dinis Lopes que acabou em desgraça (embora não saibamos porquê) e tenta resolver um caso que parece impossível de resolver à luz de toda a lógica.

Esta é uma obra que deixa algumas "pontas soltas", como por exemplo quem é a D. Argentina (ou lá como se chama), mas estando a falar de um universo mais vasto, em que este é apenas o segundo tomo é apenas natural e deixa o leitor mais curioso sobre o que ai vem, pelo menos a mim deixou.

Este é mais um excelente episódio que vem reforçar a minha opinião de que o Joel é um grande autor e que a sua obra merece toda atenção.

Se ficaram curiosos podem e devem procurar este (e os outros episódios), por exemplo, nos seguintes links:



E claro sempre podem recorrer à pagina do autor para estar a par das novidades em Joel G. Gomes

2 comentários:

  1. Oie Marco,

    Despertas-te a minha curiosidade sem duvida e fica registado.

    Acho que irias gostar muito de ir ao Forum Fantástico, um dia acredito ainda lá te vou ver :D

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo Corvo

      Ainda bem que despertei a tua curiosidade e vais ver que vale bem a pena.

      Um dia ainda irei ao Fórum Fantástico disso podes ter a certeza,

      Um abraço

      Eliminar