sexta-feira, 19 de maio de 2017

Opinião (BD) - Aprocryphus (volume um)

Capa do 1.º volume da autoria de Carlos Amaral


Aprocryphus é um projecto de BD de autores para leitores, sem filtros ou intermediários. Portanto quem comprar este livro está a apoiar directamente os autores. Isto não é propriamente algo novo. Com a facilidade de comunicação e visibilidade que a Internet, mas em especial as redes sociais, trouxeram, cada vez mais vemos autores a tentar a sua sorte sem terem de passar pelo "crivo" de uma editora convencional. Esta oportunidade de "ultrapassar" o selo de aprovação de uma editora significa que temos ao nosso alcance tudo, desde o pior que podemos imaginar passando por projectos que dada a sua especificidade nunca seria rentáveis para uma editora dita convencional, projectos como este, mas falemos dele.

Neste primeiro volume, e tenho a certeza que todos serão assim nem que seja pela natureza intrínseca do projecto, o que salta mais à vista, metafórica e literalmente falando, é o quanto ele é ecléctico, seja nos argumentos, seja na arte e isto apesar de "preso" a um tema, que neste primeiro volume é a Fantasia. São seis histórias, embora a ultima seja claramente de Ficção Científica, que muito me agradaram. Vamos poder apreciar histórias com inspiração na mitologia Árabe, seguida de outra que mistura quase todas as mitologia, desde a Cristã passando pela Grega, Hindu ou Egípcia, ou ainda uma que tem forte parecença (pelo menos assim me pareceu) com Conan o Bárbaro e muito humor, mas apenas para quem o souber ver.

Enfim tenho a certeza que  os apreciadores de BD irão encontrar pelo menos uma história que lhes aguarde. No meu caso foram seis em seis.

Este primeiro volume teve a mão dos seguintes autores: Nuno Amaral Jorge, Inocência Dias, Mariana Flores (Maria Mar), Rui Gamito, Miguel Jorge, Miguel Montenegro, Phermad (Fernando Madeira), Pedro Potier, João Raz, Pedro Daniel (Phobos Anomaly Design) e com uma belíssima capa da autoria do Carlos Amaral que também tem neste volume uma entrevista realizada pelo Nuno Amaral Jorge.

Este é um projecto que, para já, tem uma periodicidade anual sendo que se tudo correr bem e eu espero que sim, lá para o final deste ano teremos o segundo volume.

Para saberem mais sobre este projecto ou mesmo para adquirirem um exemplar, caso não tenham a sorte de os encontrarem em algum encontro de aficionados de BD, podem visitar o site do projecto em:

http://apocryphusproject.com

1 comentário:

  1. Viva,

    Mas que interessante a ideia muito boa, a capa está excelente e pelo que percebo os contos estão lá, muito bem :)

    Abraço

    ResponderEliminar