terça-feira, 31 de julho de 2018

The Show Must Go On

E já passaram sete anos desde que criei este blog. Esta simples constatação de um simples facto arrasta consigo a terrível verdade de que falhei neste projecto. Apesar de todo o entusiasmo inicial e de alguma (re)vitalidade ocasional a verdade é que a maior parte do tempo tem sido um vazio. Eu sou uma pessoa que precisa de uma (boa) razão para fazer algo, mas mais importante para continuar a fazê-lo. Sou também alguém que nunca está contente com o que escreve, estou constantemente a mudar virgulas e palavras, para mim um texto nunca está bem. Ora para escrever um blog de modo quase diário isso não é propriamente uma característica desejável (e enquanto escrevo isto vou relendo o que escrevi...). E não quero transformar isto num mero local de publicidade, por muito merecida que seja.

Assim chegamos à inevitável conclusão de que é hora de, se não dizer adeus ou pelo menos, dizer até um dia deste.

14 comentários:

  1. Olá! Tenho vindo aqui de vez em quando. Pelo menos já me deste a conhecer outros links de interesse que não teria conhecido se não soubesse do teu blog. (Tás a ver como funciona? ;)

    O template do meu blog é muito velhinho, não permite estas modernices de "adicionar seguidores", e tenho medo de fazer um upgrade e perder muita informação que lá está. E é muita mesmo. Comecei o blog em 2004, ainda no SAPO, são muitos posts.
    Comecei a escrever no blog sem qualquer expectativa, convencida de que ninguém ia ler. Escrevia para mim, do que me apetecia. Ainda hoje é assim. Falo do que me interessa. Se interessar a mais alguém, melhor; se não, não. Às vezes também estou meses sem postar nada. Em suma, faço o blogue porque me dá prazer.
    Lamento ver-te ir. De certeza estás a escrever sobre o/os assunto/s que te dão maior prazer? Ao longo desta experiência bloguística tenho reparado que os melhores blogs são aqueles que dão gozo ao autor.
    Espero que não te vás. Eu vou continuar a passar por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Katrina

      Obrigado pelos conselhos e palavras de incentivo, são pessoas como tu que me fazem querer continuar, que me dão uma razão para escrever. Sem te tirar toda a razão que tens quando dizes que o que interessa é escrever o que gostamos, mas acho que também dá gosto (e motivação extra) saber que está alguém desse lado. As vezes é necessário um "empurrão" e foi o que fizeste e por isso o meu obrigado.
      Confesso que uma ida a uma apresentação de um livro este sábado também ajudou.

      Portanto talvez a noticia da "morte" deste blog tenha sido algo precipitada.

      Mais uma vez obrigado, porque nunca é demais, pelas tuas palavras e que mais vezes se possam ler por aqui.

      Eliminar
  2. Olá! Sim, eu vou continuar a passar por aqui. :)
    Tenho notado que as pessoas já não deixam comentários como deixavam no início da blogosfera. Se queres que te diga, culpo o Facebook e outras redes sociais em que basta deixar um “like”. Contra mim própria falo. Também tenho notado em mim essa preguiça. Se o Blogger tivesse “likes” tenho a certeza de que as pessoas os deixavam.
    Eu também não tenho tido comentários, mas vejo nas estatísticas que tenho visitas.
    Deve ser mesmo sinal dos tempos.
    Mas também tenho notado que os blogs com actividade regular também têm visitas mais regulares, o que faz sentido. Durante uns anos também desleixei a regularidade das minhas postagens. Quando as pessoas desconfiam que o blog se tornou um espaço “fantasma” deixam de aparecer.
    Solução: postar mais. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Facebook realmente veio alterar o modo como interagimos. Foruns e blog foram as principais "vitimas" ainda mais se, e como tão apontas, não são actualizados. Uma pescadinha de rabo na boca.

      Eliminar
  3. Oi Marco,

    Conheço-te dos tempos do Forum Bang, embora nem sempre tenha sido um tipo pacífico - o meu nome por lá era Sveco. 2011? Ui, 2011 foi um ano mágico apesar de tudo.

    Apesar de não ser um seguidor acérrimo deste blogue, reconheço algum mérito que teve como contributo à consolidação de uma comunidade em torno da fantasia e da fc. Uma comunidade que recentemente se consolidou com um Carlos Silva, um Pedro Cipriano e não sei se posso dizer também um Anton Stark e um Manuel Alves. Uma geração onde eu também contribuí de certa maneira com um conto para a Revista Bang! 14. Enfim, bons velhos tempos.

    Quanto ao teu blogue acho que nunca deverias dizer nunca. Mesmo. Sei que dá mesmo muito trabalho atualizá-lo (neste momento tenho um canal de Youtube que embora possa parecer mais facil de atualizar, conto que a dificuldade seja a mesma). Mas deixar essa possibilidade em branco para futuras atualizações.

    Quanto a mim, desejo-te boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro

      Tenho saudades dos tempos do Forum Bang, mesmo com as "guerras" que havia era um espaço interessante que serviu para lançar alguns autores, ou pelo menos para os iniciar. Suponho que cumpriu o seu objectivo, mas tenho pena da maneira como terminou, sem gloria e caído no oblívio.

      Um blog seja neste formato seja no youtube dá sempre (muito) trabalho.

      Obrigado pelas palavras de reconhecimento. É sempre agradável saber que tivemos (mais ou menos) importância na vida das pessoas.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá Marco,

    Sim. Eu chamava-lhe a malta do Fórum Fantástico. Entre 2012 e 2014 não perdi um único - é ridiculo eu sei, mas entretanto fui-me embora. Entretanto andei por África e conheci uma realidade que me fez rir da literatura que lia. Hoje quase não leio fantasia, mas adoro ficção científica, talvez até mais do que dantes. Todavia gosto de me exprir em fantasia. Talvez seja prematuro dizer o que vou dizer de seguida, mas tenho um projecto sobre lendas de Portugal onde preciso de atores humanos para contracenar com criaturas fantásticas -tudo em green screen. Daqui a uma semana ou duas deverei ter mais conteúdo para mostar, mas o que pretendo mesmo é reunir a malta dos cosplays e da fantasia em geral. Gostaria de te pedir ajuda nessa questão. Onde estou tenho apenas o smartphone. Quando estiver em casa, vou mandar-te um link.

    Abraço e continuação,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente nunca fui ao Fórum Fantástico :(

      Eu gosto bastante das lendas e mitos Portugueses e acho que são um "poço" ao qual muito poucos autores vão "beber" o que é, na minha opinião, mau, porque seria uma factor diferenciador de todos aqueles (a maioria) que vão buscar a sua inspiração à já mais que batidas mitologias anglo-saxonicas e nórdica.

      Cá espero esse link e se puder ajudarei.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá!

      lendas e mitos Portugueses e acho que são um "poço" ao qual muito poucos autores vão "beber"

      Falei sobre isso a respeito do livro "A Literatura 'Negra' ou de Terror em Portugal (séculos XVIII e XIX)". O livro refere-se à literatura "negra" mas aplica-se também ao fantástico em geral. Um livro excelente. Fiz um post em duas partes:
      https://gotikka.blogspot.com/2013/08/falta-de-literatura-gotica-em-portugal.html
      e
      https://gotikka.blogspot.com/2013/08/falta-de-literatura-gotica-em-portugal_19.html

      Falo dos mitos portugueses na segunda parte. Dá uma espreitadela.

      Eliminar
    3. Olá Katrina,

      Sim, de facto conheço esse livro e até cheguei a tê-lo requisitado na BGUC, todavia devido a muita biblo do curso para dar a volta em poucos dias, acabei por devolvê-lo com um par capítulos lidos. Gostei do que li e procurarei encontrá-lo de novo para o terminar. Muito obrigado pela sugestão.

      Quanto ao assunto que me traz por aqui: estou a tentar levar a cabo uma série de curtas sobre lendas de Portugal e gostaria de contar com o apoio da malta dos blogues sobre o assunto - afinal de contas já têm público criado e a facilidade em espalhar a palavra. Gostaria de ter a vossa ajuda neste projecto: numa primeira fase para divulgar, numa fase seguinte quem sabe como atores: não deverá exitir melhor malta para isto do que a malta gótica e a malta do cosplay, não é.

      Enfim, o primeiro episódio da minha série já cá canta e gostaria de ter a vossa opinião: https://youtu.be/Kx0129nUQCc

      Gostaria imenso que me ajudassem a divulgar.^

      Um grande abraço.
      Pedro Ferreira

      Eliminar
  5. Olá de novo!
    Outro motivo para a falta de comentários de que só me lembrei posteriormente. A certa altura o Blogger permitia que os comentadores se logassem com contas de outras redes sociais. Agora, se não quiseres permitir comentários anónimos, só as pessoas com contas Google podem comentar. Muita gente já não tem conta Blogger ou nunca teve. Isto faz com que as pessoas que realmente querem comentar tenham de ter ou arranjar um perfil Blogger ou Google. O que também limita os comentários.
    Não aconselho a ninguém que permita comentários anónimos por causa das trolices e do spam. Mas é preciso ter em consideração que podemos ter mais leitores do que os comentários deixam entender. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tinha reparado nisso e obrigado pelo aviso.

      Acredito que posso ser um factor que cause entraves em alguns casos, mas como já escrevemos antes (acredito que) o Facebbok e os seu likes sejam a maior causa para a falta de comentários.

      E sim temos mais leitores do que (a falta d)os comentários deixam perceber. É seguir em frente fazer como dizer escrever porque dá prazer ;)

      Um abraço

      Eliminar
  6. Oie,

    Ai até me assustas, felizmente continuas a publicar deixa mas é de ser preguiçoso, ainda estás pior que eu ahahah

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive mesmo para deixar, mas a malta aqui em cima deu me a força que faltava, juntamente com pessoas como tu.

      Obrigado a todos pelo apoio

      Eliminar