quinta-feira, 28 de junho de 2012

Opinião - A Lâmina de Joe Abercromie




A Lâmina de Joe Abercromie era um livro que já andava na minha lista à algum tempo, já tinha ouvido falar bem dele antes mesmo de ser publicado em Português, e então depois de ter visto as reacções positivas de algumas pessoas que sei partilharem gostos similares aos meus, não hesitei em recomenda-lo para o clube de leitura Bertrand, e assim foi, alias é hoje! Se puderem não faltem.

As minha expectativas eram altas, e começando pelo fim devo dizer que gostei.
Ao contrario do que o texto da contra-capa nos poderá fazer pensar não nos cingimos às perspectivas de Logen Novededos, Jezal dan Luthar e Gloktar, mas também acompanhamos outras personagens bem interessantes, como por exemplo os (ex)companheiros de Logem Novededos.
A estrutura da história deste livro não foge ao que é habitual neste sub género da Fantasia, com a união voluntária, ou não, de um conjunto de personagens dispares e que partem num demanda para combater um qualquer Mal mais ou menos conhecido. Já no que toca as personagens e suas personalidades não temos o clássico "preto e branco", com Bons contra Maus, mas personagens com profundidade, com virtudes e defeitos, um bom exemplo é Gloktar, outrora o maior espadachim da União, agora um aleijado que mal consegue manter-se  em pé, e que não gosta lá muito de Jezal dan Luthar, que por sua vez... bem acho que já perceberam.
Pese embora a falta de originalidade da história em si, o autor soube "temperar" a historia com um bom equilibro entre humor e drama, acção e suspense. Devorei as paginas como à muito não fazia, quando dava por isso tinha lido mais de 100 páginas. Está "facilidade" na leitura do livro deve-se à escrita muito fluída do autor, e claro tenho a certeza que a boa tradução do Renato Carreira terá também ajudado muito. Apesar de ter gostado devo dizer que no final fiquei com impressão que tinha acabo de ler um prólogo de 600 páginas, e que poderia ter sido ou condensado, dispensado, ou, melhor ainda, guardado como uma futura prequela.
Aos leitores mais "verdes" nas lides da Fantasia irão certamente apreciar este livro, já os leitores mais "maduros" é difícil dizer. Se é certo que a história em si não acrescenta nada de novo ao género, a escrita do autor pode, e é, uma mais valida que eu apreciei muito.
Ficou a curiosidade e a vontade de acompanhar as aventuras destas personagens, na sua demanda no próximo livro desta saga: "A Forca".





1 comentário:

  1. Estou ansiosa para ler isto mas tem me faltado a coragem. Este Verão arrisco. Boa opinião.

    ResponderEliminar