terça-feira, 21 de outubro de 2014

Opinião - The Ones Who Walk Away from Omelas de Ursula K. Le Guin



Após ter lido a opinião do Luís Filipe Silva sobre este conto da Grande Ursula K. Le Guin na Somnium 109 (podem reler aqui a minha opinião) fui logo procura o dito, e aproveitando que hoje se comemora o seu octogésimo quinto aniversario deixo aqui a minha opinião sobre este pequeno, mas extremamente inquietante conto e que mostra o quanto ela é uma excepcional escritora.

Imaginem um cidade onde tudo corre bem, onde todos são felizes e onde nada falta, seja saúde ou comida. Assim é a cidade de Omelas, mas Omelas tem um segredo terrível, um segredo que é a razão desta sua (aparente) felicidade. 

Para nos mostrar isso Ursula K. Le Guin mostra-nos um festival de Verão e levando-nos pela mão vai nos apontando essa felicidade apresentando-nos ao tipo de pessoas que habitam em Omelas. E assim lá vamos nós olhando para onde ela aponta até que somos confrontados com a razão de toda esta felicidade, o porquê de tudo o que de bom esta cidade tem e os seus cidadãos usufruem: existe um criança presa algures na cave numa casa de um dos edifícios da cidade, presa e a quem é negado qualquer gesto de bondade, pois o mais ínfimo acto compaixão significaria o fim do tratado que garante à cidade a sua condição. Nunca é especificada a proveniência da criança, ou com quem, ou o com o quê o tratado foi feito, mas também não interessa, apenas saber que existam já é suficiente.

O conto termina com algo que eu interpreto como uma espécie de redenção daquele acto hediondo e que mostra que afinal a felicidade não é assim tão completa, que afinal ainda existe uma consciência em alguns habitantes de Omelas.


Como disse é um conto pequeno (cerca de nove páginas), mas inquietante em especial pela simplicidade com que a Ursula K. Le Guin nos vai mostrando esta cidade e é impossível chegar ao fim e não nos perguntar-mos se fossemos nós o que faríamos? Estaríamos dispostos a trocar a vida de uma criança, a sacrifica-la em troca da felicidade de toda uma comunidade? A resposta não é certa e deixa um travo a fel que teima em ficar...

2 comentários:

  1. Viva Marco,

    Uma escritora brilhante, apenas li a saga Terramar, que gostei muito mas ainda quero ler mais coisas dela sem duvida :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Ela é realmente uma grande autora e sem duvida merece que leias muitas das suas grandes obras. Quem sabe se eu não encontro algumas nas minhas feiras a preços convidativos ;)

      Um abraço

      Eliminar