segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Opinião - Coração Negro de Naomi Novik



Este é um livro de leitura segura. Longe de ser uma critica negativa é apenas a constatação de um facto. Não esperem encontrar neste livro a "invenção da roda" no que à literatura Fantástica diz respeito. Chamo-lhe uma leitura de conforto, mas falemos da história. 

Um feiticeiro escolhe uma rapariga a cada dez anos em troca de proteger o vale do maléfico Bosque, claro que a última escolha do feiticeiro, que se chama Dragão, é Agnieszka, mas ela não foi a escolha que se esperava. Agnieszka é, como não podia deixar de ser muito mais do que à partida parece. A partir daqui a história segue o habitual roteiro em que a jovem descobre que não só é uma bruxa, mas também que é mais poderosa do que parecia, revelando ainda que tem capacidades que mais ninguém tem. Como não podia deixar de ser vai fazer a habitual viagem de descoberta, literal e metafórica, que a levará a salvar o Vale. Como disse no inicio esta é uma leitura de conforto onde existe uma familiaridade com cada capitulo, com cada palavra. Não surpreende, mas existe nesta sensação de "já li isto" um agradável sentimento de estarmos em território conhecido. Nem sempre quero ser espantado, às vezes quero simplesmente a segurança do comum.

Não tendo ficado propriamente longe do habitual, ainda assim houve uma quase que surpresa com o final. A autora em vez de nos dar aquele final feliz em que tudo acaba bem dá-nos um final mais real. O maléfico Bosque caminha para a cura, mas ainda vai demorar tempo até o Mal ser vencido. Podia ter feito um passe de magia e ter dito que estava tudo bem e  que o Bosque estava curado, mas preferiu dar um final mais realista e isso foi algo que (muito) me agradou.

Resumindo e concluindo foi uma leitura agradável, principalmente o final, mas tenho quase a certeza que não me irá ficar na memoria. Existem livros que, e sem desprezo por eles, servem para colmatar o espaço entre os grandes livros da nossas vidas e este é um deles.


Título - Coração Negro
Autores - Naomi Novik
Colecção Bang! n.º 295
Editora - Saída de Emergência
Tradutor - Sérgio Gonçalves

4 comentários:

  1. Viva Marco,

    Antes demais espero que esteja tudo bem por ai que é o mais importante.

    Estava curioso por saber a opinião deste livro, vejo que embora seja uma leitura agradável não trás nada de novo, sendo assim não devo ler, pois a coleção bang tem sem dudiva muitos outros universos por descobrir.

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, se tens livros que são, ou pelo menos parecem melhores então lê esses. Como disse este é giro e coiso e tal, mas não é assim tão especial, pelo menos para leitores como nós que já lemos muito e já não nos deixamos impressionar tão facilmente.

    Uma abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá! Estou a gostar das tuas críticas e do tom pessoal que lhes dás. Não sou muito apreciadora daquelas críticas frias e completamente imparciais em que não se percebe o que é que o autor pensou mesmo do livro. Melhor ainda, em que não se percebe o que é o livro lhe fez sentir. Gosto mais assim, pessoal.
    Agora algo engraçado. A capa deste livro fez-me pensar que o livro se chamava “Naomi Novik”, subtítulo “Coração Negro”. A autora deve ser famosa, não? Mas não gostei que o nome da autora tivesse mais destaque do que o título do livro.
    Compreendo perfeitamente o que dizes com “leitura de conforto”, Acontece-me muitas vezes com o meu género preferido. Já li uma versão daquilo mil vezes, mas continuo a ler coisas semelhantes quando não me apetece aventurar por desafios novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Katrina

      Ainda bem, que gosta do meu cunho pessoal porque são para continuar e precisamente pelas razões que apontas e claro porque não sou um critico profissional.

      A autora tem alguma fama, já tem publicada um saga, de que só li o primeiro livro, mas gostei, na colecção Via Láctea na editora Presença. O facto de o nome dela vir em letras maiores é por imposição do marketing, já com o livros em que o George R. R. Martin "mete" a mão é assim.

      Ainda bem que compreendes a “leitura de conforto” até porque sabe bem :D

      Eliminar