segunda-feira, 5 de abril de 2021

Opinião - O Resto é Paisagem

 



"Lisboa é capital e o resto é paisagem" é uma frase que se ouve amiúde e que se traduz no facto de (praticamente) tudo acontecer na nossa capital e pouco (ou nada) no resto do país. Os eventos culturais são lá e o que quer que se atreva a acontecer noutras partes do país se tiver sucesso rapidamente ruma a Lisboa (como é exemplo a Comicon). Mesmo no mundo da literatura Lisboa parece ser o palco de muito do que se lê e a FC&F não é excepção com muitas antologias e romances a ter a capital como cenário de fundo (“A Sombra sobre Lisboa”, “Lisboa no ano 2000”, “Dormir com Lisboa”, “Lisboa Oculta”, “Lisboa Triunfante”, etc.). O facto torna-se mais triste quando sabemos que apesar de Portugal ser um país geograficamente pequeno as diferenças entre regiões são enormes, as lendas de Trás-os-Montes são, por exemplo, muito diferentes das do Alentejo e mesmo o falar e as comidas são tão diferentes que conseguem agradar a “gregos e a troianos”. É por isso triste ver que todo este potencial não é aproveitado para nos inspirar a escrever grandes histórias e mostrar um Portugal muito mais real do que apenas o que Lisboa tem para mostrar. É assim que chegamos a esta antologia da Divergência com o sugestivo titulo “O Resto é Paisagem”.

Foi um livro que me deu muito prazer ler, todos os contos são interessantes e bem escritos e nenhum se afasta do tema. Confesso que o conto que mais prazer me deu ler foi o do Rui Ramos: “Chegou ao seu Destino” com a mistura entre a sua escrita e a inspiração nas lendas de um Portugal profundo que me avivou memorias de uma infância e juventude (muito) parcialmente passada na aldeia onde o meu pai nasceu, perdida na serra do Caramulo onde ouvi muitas das história que são descritas não só no conto do Rui, mas também noutros desta antologia. Aliás esta antologia funciona como lembrança para pessoas como eu e como porta de entrada para quem sempre viveu na cidade e nunca teve contacto com estas histórias.

Espero que a Divergência volte a este tema para uma nova ronda de novos contos de um Portugal que ainda existe lá longe de Lisboa.

2 comentários:

  1. Viva amigo Marco,

    Espero que esteja tudo bem por esses lados, em especial pelo Covid, que veio para nos chatear, mas pronto acreditar que tudo vai melhorar.

    Um escritor do qual és sem duvida admirador, bem que merecias ter todos os livros que tem deles autografados ehehe

    Grande abraço e votos de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Por aqui tudo tão bem tendo em consideração a situação que vivemos.

      Já tenho alguns dele autografados, mas guardo sempre algum para um próxima vez.

      Um abraço e boas leituras.

      Eliminar