sábado, 9 de fevereiro de 2013

Opinião - The Velvet Glove de Harry Harrison


The Velvet Glove de Harry Harrison é uma conto que nos conta a historia de Jon Venex, um robô à procura de emprego. Dito assim até nem parecerá muito interessante, mas é! Mas o que mais  me impressionou foi a historia segundaria que, na minha opinião, ofusca (aquela que se crê) a principal. Quase poderia jura que estava a ler um prologo ou um spin-off, tal o detalhe com que somos presenteados, desde o "Robot Equality Act" ao livro "Robot Slaves in a World Economy" de um tal de Philpott Asimov II, passando pelas intrigas segundarias, este conto é como um "aperitivo" para um mundo maior e mais complexo com uma historia que seria digna de ser contada.
Foi um conto que eu apreciei mais pela historia que lhe serve de fundo do que a historia principal, não que ela não seja boa, mas o mundo que Harrison construiu deixou-me fascinado e a querer mais.
Este conto juntou-se a outros numa colectânea chamada War with the Robots e do qual já li um, Arm of the Law, que apesar de interessante e divertido na minha opinião (claro) não chega ao calcanhares deste. Fica a interrogação se os outros contos dão alguma continuidade a este universo ficcional como vimos neste.

Publicado originalmente na Fantastic Universe em Novembro de 1956, este conto pode ser encontrado no Project Gutenberg neste link: The Velvet Glove by Harry Harrison

Sem comentários:

Enviar um comentário