domingo, 5 de janeiro de 2014

Opinião - Clube de Patifes de Dan Simmons

Capa da primeira edição

Ernest Hemingway foi mais do que um escritor laureado com o prémio Nobel da Literatura em 1954. A sua vida foi recheado de aventuras que davam um ou mesmo muitos livros e foi isso mesmo que Dan Simmons se propôs fazer: escrever um livro que retrata-se um episódio da vida de Hemingway.
A história começa a 2 de Julho de 1962, no dia em que Hemingway se suicida (pelo menos é essa a tese oficial...), mas a razão desse acto leva-nos ao Verão de 1942, à ilha de Cuba, durante a 2.º Grande Guerra num período em que a balança parecia pender para o lado dos Nazis.
Toda a história é contada na primeira pessoa pela perspectiva do agente do FBI/SIS Joe Lucas. Lucas é um agente de contra-espionagem que é tirado a meio de uma missão no México pelo próprio J. Edgar Hoover, o director do FBI, para ser colocar como espião de uma rede de espiões amadores chamada Clube de Patifes, criada e liderada por Hemingway, mas desde o inicio que algo não está bem e Lucas sabe isso. Vai levar-nos de Havana à Finca (a quinta de Hemingway) e vamos passar bons e maus momentos a bordo do Pilar (o barco de Hemingway) enquanto procura atrair U-boat (submarinos Alemães) ao longo da costa de Cuba. Vamos conhecer outras facetas de pessoas que pensávamos conhecer como Ian Fleming, Ingrid Bergman, Gary Cooper, John F. Kennedy ou Marlene Dietrich, entre tantos outros.

No fim ficamos a pensar se sem querer Dan Simmons não terá descoberto a razão por detrás do aparente suicido tal o realismo deste seu livro.

O Clube de Patifes é um interessante thriller histórico em que nada é o que parece e no qual podemos contar com muitas voltas e reviravoltas e mistérios como não podia deixar de ser.  E como o autor diz na nota final, 95% são factos verídicos. O autor "meramente ligou os pontos" com (muita) imaginação, mas sempre ancorado na realidade dos factos.  Ora é nesta ancoragem na realidade que o livro tem paradoxalmente o seu ponto forte e fraco. É um livro extremamente rico em Historia, principalmente uma que nos costuma passar ao lado, os "movimentos de bastidores" na Segunda Grande Guerra, por norma dá-se muito mais atenção as batalhas que se travaram na Europa e ignora-se (quase) tudo o resto. Ora o autor carregou o livro dessa história e existe a possibilidade de alguns leitores sentiram-se algo esmagados com a quantidade de informação que nos é "despejada" (logo no inicio temos "Um Guia de Termos e Acrónimos dos Serviços de Informações"), mas penso que depressa o leitor tomará o ritmo ao livro.

A investigação de Dan Simmons foi exaustiva. Quem está familiarizado com a Historia deste período apreciará todos os pequenos (e grandes) detalhes que dão ao livro (ainda) mais vida. Para quem pouco ou nada conhece tem aqui uma oportunidade de aprender ao mesmo tempo que aprecia este belo livro.

E agora um pequeno aviso. Existem livros que só podem ser verdadeiramente apreciados depois de se ler a última palavra e o Clube de Patifes de Dan Simmons é um desses livros. Não me interpretem mal, apreciei o livro desde o inicio, mas só lhe dei o devido e verdadeiro valor no final e tenho a certeza que o mesmo acontecerá com muitos outros leitores. Portanto caso estejam com duvidas façam um esforço e vão até ao fim para assim perceberem na totalidade o quanto este livro é excepcional não só pela sua historia, mas também pela capacidade narrativa do autor. 

Quanto à tradução do João Seixas pareceu-me compete. Apenas não gostei das notas serem no final do livro, era preferível que as tivessem colocado no final das paginas onde aparecerem (embora não saiba se esta foi uma decisão de tradutor ou da editora), porque ter de ir ao fim do livro cada vez que aparece uma quebra o ritmo da leitura. 

Capa da 2.º edição, com a chancela da Camões & Companhia


Título - Clube de Patifes
Autor - Dan Simmons
Editora - Saída de Emergência
Tradutor - João Seixas 

5 comentários:

  1. Viva Marco,

    Excelente comentário mas fiquei algo na duvida, pois segundo percebi temos que ser algo persistentes para se perceber a qualidade que o livro enfrenta e não nos deixarmos demover com a quantidade de informação que o escritor apresenta, é isto certo ?

    Sabes que este foi a minha grande descoberta de 2013 e gostei imenso quer do realismo do escritor, quer o detalhe Histórico que apresenta, mas temo na verdade que estejas a dizer que o livro é descritivo.

    Alias pelo que percebi não leste este livros numa semana ;)

    Mas fiquei muito curioso confesso

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Talvez não tenha sido o mais claro, o livro é bom que ai não existam duvidas. A informação é realmente muita, mas esse meu comentário referia-me à narrativa que é feita pelo personagem principal, o Joe Lucas, e isso levou a que o Dan Simmons tivesse que alterar a sua forma de escrever para ficar "igual" ao da personagem e isso sim é digno de nota, mas só no final te apercebes disso e do esforço que deve ter tido o autor para que assim fosse. Só no final é que és capaz de verdadeiramente dar o devido valor ao livro e ao seu autor

    De facto não li este numa semana, demorou um pouco mais, mas isso deveu-se à falta de tempo da minha parte e não à qualidade do livro ou ao interesse que ele desperta em nós.

    Tenho a certeza que este é um livro de que irás gostar bastante. Parece feito à tua medida ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Esclarecido e registado, a ver se leio este ano então ;)

    Começa a subir imenso no top de escritores favoritos :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Realmente o Dan Simmons é um grande escritor e é com agrado que observo a Saída de Emergência a apostar nas suas obras,. Espero que elas estejam a vender, pelo menos o suficiente, para que eles continuem a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  5. Ois Marco,

    Ai já coloco as minhas duvidas, dou os meus mais sinceros parabens à Editora por ter publicado tantos livros do escritor, mas não sei se vão publicar mais, não está facil, mas se publicarem e puder leio e divulgo sem duvida.

    Adorei quer a Canção de Kali e O Terror, brutais cada um à sua maneira ;)

    Abraço

    ResponderEliminar