domingo, 3 de março de 2019

Opinião (BD) - O Cão que guarda as Estrelas



Hoshi Mamoru Inu - Em tradução literal, "O Cão que guarda as Estrelas". É uma expressão Japonesa usada para descrever alguém que quer algo impossível. A origem vem da imagem do cão que fica a olhar o céu como se desejasse as Estrelas.
Na Introdução de "O Cão que guarda as Estrelas" de Takashi Murakami, edição JBC Portugal

Neste "O Cão que guarda as Estrelas" de Takashi Murakami não existe apenas uma história, mas várias que se vão intercalando e sucedendo. Começamos por ver como lentamente o tempo tudo muda, como o tempo vai erodindo tudo o que une uma família até não restar nada. A culpa é simultaneamente de todos e de ninguém. No centro disto tudo temos o cão Happy que entra na vida daquela família quando ainda está tudo bem e que a vai acompanhar até ao seu fim. Vamos assistir ao desmoronar da vida do Papá (é assim que lhe chama o Happy). Um homem que depois de um divórcio particularmente difícil fica quase sem nada. Sobra-lhe algum dinheiro, o carro e claro o Happy. Decide rumar à sua terra natal onde espera recomeçar, mas nunca lá chega. Isto é mostrado logo ao inicio, como que um aviso. Na viagem vão passar por muitos episódios, alguns tristes, outros felizes, mas o tom trágico nunca deixa de acompanhar a narrativa. E quando pensamos que a história acabou surge mais uma entrelaçada, naquela que acabamos de ler. O tom mantém-se trágico.  

Quanto à arte, achei que para uma história com um tom tão sério e trágico o desenho podia (deveria?) ter acompanhado, em vez de termos um traço algo caricatural, pelo menos aos meus olhos orientais.

É uma história que convida às lágrimas no canto dos olhos e quem durante a sua leitura, não ficar com os olhos pelo menos húmidos não é humano.

Este é um livro de sentimentos, é certo que, como já referi, o tom é trágico, mas também tem os seus momentos de alegria. É uma leitura mais pesada e os leitores mais maduros conseguirão compreender melhor todo o que se passa e assim tirar mais prazer da leitura. Não quero com isto dizer que leitores mais jovens não consigam também apreciar a história, acredito que a leitura irá enriquecer esses mesmo leitores mostrando-lhes e assim preparando-os para a possibilidade desses acontecimentos  

Título - O Cão que guarda as Estrelas
Autor - Takashi Murakami
Editora - JBC Portugal
Tradutor - não indicado

Sem comentários:

Enviar um comentário