segunda-feira, 11 de março de 2019

Opinião - Pecado da Carne de Carlos Silva




"Pecados da Carne" é o terceiro conto e é da lavra de um autor já conhecido por aqui: Carlos Silva.

Se os anteriores contos desta Antologia tinham no centro das suas tramas elementos claramente Cyberpunk, este não. Não quer isso dizer que seja despromovido desses elementos. Eles estão lá, mas são mais acessórios, mais como elementos decorativos que mesmo retirados não afectariam (muito) a história contada. Este aspecto não influencia a qualidade da história, mas coloca-la numa antologia cyberpunk já me parece algo questionável.

O conto em si é uma distopia que versa sobre um mundo onde uma doença devastou o mundo. Os governos caíram incapazes de fazer face à pandemia. No seu lugar emergiram grandes corporações com apólices de saúde que apenas os mais ricos podiam pagar, obviamente. Essas grandes corporações construiriam cidades assépticas. Como parte do controlo (muito) rigoroso que é feito a tudo, mas mesmo tudo, isso inclui analises aos esgotos. Ora isso irá revelar que algo não está bem nesta espécie de cidade estado. E o resto vão ter de ler porque não quero estragar a história.

O conto tem uma estrutura clássica com principio meio e fim. O Carlos não utiliza analepses ou outros "truques". O final é interessante, mas para quem anda por cá há já tempo suficiente não será propriamente uma surpresa.

Tirando a falta de mais elementos cyberpunk entrelaçados na narrativa principal é um conto limpo e directo que se lê muito bem embora sem surpreender.

2 comentários:

  1. Viva,

    Bem deixaste-me curioso quem sabe não venha a ler tambem :)

    Já agora o Carlos Silva é uma pessoa impecável, eu bem digo para vires um dia ao FF conhecer a malta mas pronto tu é que sabes :D

    Abraço

    Fiacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, porque se estás curioso só com a minha opinião destes três contos então aviso-te já que ainda vais ficar mais, porqie os restantes são igualmente muito bons.

      Quem sabe se um dia não apareço no FF de surpresa com uma carrada de livros para o Carlos Silva, o João Barreiros e muitos mais autografarem e claro conhecer essa malta toda com quem convivo apenas na internet? A esperança é o última a morrer 😉

      Um abraço

      Eliminar