segunda-feira, 25 de março de 2019

Opinião - Alma Mater de José Pedro Castro




Lisboa, num futuro relativamente próximo, tomada (ainda mais) pelas grandes corporações e onde as assimetrias são ainda maiores. Onde os ricos vivem nas suas torres de vidro (bem) acima da ralé e dos vários gangues que governam a favela que é a Velha Baixa. É aqui que vive Maria, uma velha senhora, dona de uma livraria num mundo onde (muito) poucos lêem livros. Vamos encontra-la a procurar Sanjay, um rapaz que já conhece à muito e que está desaparecido. Na sua busca vamos explorar um pouco mais a cidade, os seus habitantes e as diferenças para os dias de hoje. Ao mesmo tempo vamos descobrir o paradeiro de Sanjay e conhecer uma misteriosa personagem que terá um papel central no desenrolar da trama e no seu final.

É um conto muito interessante, mistura aquilo que eu espero de uma história cyberpunk com a tecnologia a ter papel relativamente central, mas sem nunca descurar o lado humano da história.

Um dos seus pontos fortes foi o autor ter ancorado a história na realidade portuguesa, ao invés de ter sucumbido à tentação de ter como palco Nova York ou outra mega metrópole, porque apesar de vivermos numa mundo cada vez mais pequeno não há nada como o nosso lar, leia-se o nosso país.

Outro ponto forte deste conto foram as reviravoltas e para mim a maior foi a última, em igual medida inesperada e chocante, mas ao mesmo tempo (muito) lógica e isso é algo que não é comum encontrarmos.

"Alma Mater" de José Pedro Castro é o penúltimo conto desta antologia e mais uma excelente adição à mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário