segunda-feira, 1 de abril de 2019

Opinião - Bastet de Mário de Seabra Coelho



E é com este conto do Mário de Seabra Coelho que se fecha esta primeira antologia cyberpunk totalmente em Português e como leitor melhor final não se podia pedir.

Adorei como o Mário preparou o "terreno", como nos deu a conhecer as personagens, a caracterização das mesmas, o facto de não se ter deixado dominado pelo politicamente correcto e ter criado personagens reais que falam como nós (a esta altura já devem ter inferido que o meu personagem preferido, se tivesse de nomear um, é o Lope, o facto de (quase) partilharmos o mesmo nome é apenas uma feliz coincidência).

A (boa) Ficção Cientifica tem esta característica de nos fazer reflectir sobre o Futuro no Presente e o tema escolhido não podia ser mais pertinente e actual, afinal a questão da banalização do conhecimento e da tecnologia não se vê muito discutida pelo publico em geral, mas devia. Quando temos a banalização das impressoras 3D, do sistema CRISPR ou no caso deste conto de Inteligente Artificial (IA), não pensamos nas consequências do que podem dai advir. Gostamos de nos concentrar no lado bom que essas tecnologias trazem e tendemos a esquecer ou ignorar os aspectos negativos, os perigos que acarretam consigo. O caso que o Mário relata no conto como o primeiro incidente com uma IA é quase cómico, mas demonstra bem os perigos que as IA podem trazer consigo.

Outros dos temas abordados, de modo tão subtil como cómico, é a nova vaga de cépticos das evidencias da ciência. O movimento anti-vacinas ou os que acreditam que a Terra é plana, são apenas dois exemplos dos muitos que infelizmente existem.

Faço todos este elogios mesmo sabendo que o Mário é da opinião (agora) que a "história teria ficado melhor se tivesse sido um pouco limitada, porque o início é arrastado" e que é algo que "ainda pesa "(coisa que me disseram e eu na altura discordei arrogantemente e devia levar um tabefe). E talvez ele tenha razão, talvez esta história fosse melhor com as alterações que ele sugere, mas esta, como já perceberam está muito boa. E se, só se editasse uma história quando estivesse perfeita então não se publicava nada porque haveria sempre algo a alterar, falo por mim que apesar de só escrever estes textos acho sempre que nunca está bem, que com uma alteração aqui e ali ficava melhor.

Resumindo e concluindo um excelente conto a fechar uma incrível antologia. E agora sou a dizer que mereço uns "tabefes" por não a ter lido antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário