domingo, 28 de fevereiro de 2021

Opinião – As Crónicas de Allaryia – Volume 6 – O Fado da Sombra de Filipe Faria

 

A capa original


Este foi o melhor livro da saga até agora. Do principio ao fim o livro prende, e a cada vez mais  apurada escrita do Filipe é a grande culpada.


O livro está cheio de voltas e reviravoltas como se fosse uma rotina de ginástica acrobática merecedora de uma medalha olímpica com uma sequencia final a condizer que nos deixam a pedir bis.


E se ainda havia dúvidas da importância do Quenestil este livro mostra que ele é um personagem chave para a história com o seu novo papel de “atiçador” da fúria dos habitantes dos Fiordes e uma nova e poderosa arma que tenho a certeza irá ter um papel fulcral no sétimo e último volume da Saga.


A arte do Samuel Santos que deu origem à capa 


E para não dizerem que só falo bem tenho de apontar um ponto negativo ao livro que terá de ser o combate entre Quenestil e Tannath que dura dezasseis páginas e que o próprio autor reconheceu que foi demais indo ao ponto de dizer que não irá repetir e que é algo que eu apoio incondicionalmente. Não é que seja aborrecido, as descrições da lutas do Filipe nunca o são, mas é definitivamente demasiado longo. Por outro lado dá-nos uma luta entre Aewyre e Kror que está no “ponto”, não tendo recorrido a descrever todos os movimentos e a contar todas as gotas de suor, apenas o que interessa para nos fazer vibrar com o combate.


E Seltor? A dúvida já rondava a minha mente, mas este livro abre as comportas à questão: será Seltor o verdadeiro Vilão desta Saga? A verdade é que ainda não vimos propriamente um comportamento de mauzão. E ele parece estar mais preocupado com algo ainda maior e mais perigoso para toda a Allaryia. O que será…


A capa "fast-food" que a editora escolheu para as novas edições


“O Fado da Sombra” é um excelente prelúdio para o último capitulo da Saga e que promete ser ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário