quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Opinião - O Medo do Homem Sábio (parte 1 e 2) de Patrick Rothfuss



Depois de "O Nome do Vento" Patrick Rothfuss volta com o "O Medo do Homem Sábio", que em Portugal foi dividida em duas partes. Kovthe regressa para neste segundo dia narrar mais uma parte da sua vida. O meu problema com este livro foi o mesmo que tive com o primeiro: as expectativas. O marketing destes livros é muito bom e deixa-nos "água na boca", mas como em toda a publicidade existe um fosso entre o que ela promete e o que o "produto" cumpre. Repare-se que eu até não desgostei do que li, mas estava à espera de mais, muito, muito mais. Quando me prometem um tipo como é descrito no primeiro livro, "O Nome do Vento", eu espero que cumpram, mas isso não aconteceu. Ok, damos um desconto até porque até gostamos do que lemos e esperamos pela segunda parte. E heis que lendo "O Medo do Homem Sábio" (parte 1 e 2) começa o meu problema. É um livro que se lê bem, deu para entreter, mas aquele click, aquele momento em que nos sentimos na história, nunca chega. Mais uma vez temos um livro(s) (parte 1 e 2) de que gostei, escrita bonita, competente, mas onde estão aquelas aventuras de não conseguir parar de virar as páginas? Onde está o tipo que incendiou Trebon? Onde está o tipo que dormiu com Felurian e partiu com a sua sanidade? Onde está o tipo que se tornará uma lenda?  Onde? Eu bem que fui lendo página atrás de página, mas nada. Vou lendo os acontecimentos de que as contra capas falavam, mas é tudo muito insosso, tudo acontece sem que o meu coração comece a acelerar. Nada de nada.

O que temos é (quase) uma auto-biografia, mas que como livro de ficção falha redondamente, andamos a seguir praticamente todos os passos do Kovthe, só falta saber o que ele leva para ler no quarto de banho e depois "falhamos" a sua viagem marítima, que até teve as suas atribulações, mas fica para outra altura, mas que raio?! Temos um livro (ou dois em Portugal) que promete um manjar digno de Reis, mas que no fim se resume a uma sopa aguada.

Como eu disse as expectativas são coisas tramadas, conseguem "transformar" um bom livro em algo "assim-a-assim" e vice-versa. Quando sairem os livros seguintes irei (apesar de tudo) lê-los, mas a não ser que o Patrick Rothfuss se consiga transcender a minha opinião vai continuar a mesma. 


Titulo(s) -  O Medo do Homem Sábio (parte 1 e 2)
Autor - Patrick Rothfuss
Editora - Asa
Colecção - 1001 Mundos
Tradutor - Renato Carreira

2 comentários:

  1. Viva Marco,

    Bem compreendo o teu sentimento, eu gosto da escrita do escritor, do enredo, embora reconheça que não tenha avançado muito no que ao principal diz respeito, nas aventuras aqui é que não faltam, personagens cativantes e complexas e acima de tudo penso que ainda tem muito para dar,

    Posso estar enganado, mas duvido que não venhas a ler o seguinte ;)

    PS; Eis estou a comentar de um portátil todo xpto, assim sim dá gosto :D

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Cada um tem a sua opinião e respeito isso, e é bom que existam outras pessoas que tenham gostos diferentes do nosso, e é ainda mais significativo quando esse pessoa tem gostos muito similares ao meu como é o teu caso, mas neste caso não podia estar mais longe da tua opinião. Foi "giro" ler o livro, mas nunca passou disso, e dai a minha desilusão ainda ser maior, porque como dizes o livro "ainda tem muito para dar", mas é precisamente esse o problema, já devia ter dado algo. Ficou a promessa de algo grandioso que nunca aconteceu e tenho duvidas que aconteça, mas tens razão é provável que vá ler, e dai talvez não, o tempo o dirá.

    Um abraço e boas leituras

    ResponderEliminar