segunda-feira, 29 de abril de 2019

Opinião - Arrábida 8 de Pedro G. P. Martins




O autor, biólogo de formação, vai ai buscar o cenário para esta história. Uma nova e desconhecida praga assola os arrozais da baía do Sado e cabe a Aldo 9 e a Sofie 1 descobrir com a travar. Como será evidente as coisas não são assim tão simples e serão muitas as complicações a enfrentar.

Foi um conto que me deu bastante prazer ler por vários motivos. O mundo que o Pedro G. P. Martins criou é excelente com muitos pontos de interessante como o nome dos personagens e o que isso significa, o ambiente naquela que foi outrora a cidade Setúbal ou sistemas de créditos são elementos bem explorados pelo autor.

Outro aspecto importante é ele saber seguir a regra do "show don't tell", porque faz com que a história seja mais interessante, fluída e isso faz maravilhas pela leitura e pelo interesse do leitor.

Nesta mesma antologia já tínhamos um conto (Patriarca de Ricardo Dias) com reminiscência do clássico de George Orwell  "1984", aqui à (também) outro clássico a dar o ar da sua graça: "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley com varias piscadelas de olho a essa obra como os comprimidos soma...

Enfim só coisas boas a apontar.

4 comentários:

  1. Viva,

    Fiquei curioso, fica registado ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Já que foste tu que me chamaste a atenção para o filme, aqui fica a crítica:
    http://gotikka.blogspot.com/2019/08/event-horizon-o-enigma-do-horizonte-1997.html
    Tens razão, não é grande coisa.

    ResponderEliminar