terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Opinião - O Hobbit de J. R. R. Tolkien



O Hobbit de J. R. R. Tolkien é um clássico, que como todos os outros, já foi lido e revisto tantas vezes que se torna difícil, se não mesmo impossível, acrescentar algo de novo ou dizer algo que não pareça um cliché, portanto não me irei alongar muito. 
Começo então pelo mais fácil, gostei do que li. É certo, e alias aos que ainda não leram que isto sirva de "aviso", que o Hobbit é um livro infante-juvenil, mas isso não é algo mau pois uma bom livro é o independentemente da faixa etária em que se insere, mas não esperem algo como "O Senhor dos Anéis".  O narrador é como uma amigo que vai "conversando" connosco ao longo do livro e que nos mostra a colecção das pequenas (?) aventuras de Bilbo Baggins e companhia (leia-se o feiticeiro Gandalf e os treze Anões que não me apetece enumerar aqui), até chegarem ao (enorme) tesouro guardado pelo maléfico Dragão Smaug. É algo "inocente" na sua escrita, mas sem que isso signifique que tenha sido escrito a "preto e branco", pois ainda se vislumbram alguns "tons de cinza". É um livro que tem na sua simplicidade a sua maior mais valia. 
Deve ser lido nem que seja apenas para saibamos onde tudo começou e onde tantos autores(?!) vão "buscar inspiração" pois é graças a ele que hoje em dia temos uma infinidade de copias mais ou menos originais e mais ou menos bem escritas nas prateleiras das Livrarias e de nossas casas.

É também o livro deste mês do Clube de Leitura Bertrand do Fantástico em Coimbra.

PS: Para os mais preguiçosos existe uma adaptação em BD, que não sendo a mesma coisa (claro) não deixa, na minha humilde opinião, de ser bastante próxima do original e que foi traduzida para Português pela editora Devir em 2002 e que foi no ano passado alvo de uma reedição, adivinhem porquê...

Edição em capa mole de 2002

Edição em capa dura de 2012

3 comentários:

  1. Já li este livro há imenso tempo, que já nem me lembro muito bem do que se passa, mas sei que adorei a obra! Mas está numa lista bem próxima de re-leituras... :)

    Não sabia dessa adaptação a BD, tenho de lhe dar uma vista de olhos!

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo, também eu já não me lembro de alguns livros que li à alguns anos, claro que os memoráveis esse ficam por mais algum tempo na memória.
    Quanto à BD é uma boa adaptação, alias assim que acabei o livro peguei nela para ver o quão fiel estava (visto que já não me lembrava...) e está bem próxima, claro que se quisermos ser picuinhas existe sempre algo apontar...

    ResponderEliminar
  3. Ois Marco,

    Podias ter esperado um pouco e liamos em leitura conjunta pois acredito que deva ser a próxima escolha para leitura depois de Dracula, mas fizeste bem ;)

    Embora reconhecendo a enorme qualidade de Tolkien, apenas li a trilogia e devo dizer que acho a sua escrita muito descritiva e maçuda, estranho porque Robert Jordan é muito descritivo mas cativa-me. Gosto muito mais por exemplo da escrita do George Martin, mas reconheço que é um problema meu ;)

    Quanto a este livro e como já referi conto le-lo em breve pois faz parte dos meus objetivos de leitura e penso que este livro até pelo que referiste deve ser mais ao meu genero e quem saiba não seja um impulsionador para no futuro voltar a ler a obra de Tolkien.

    Que corra tudo bem no evento da Berthand :)

    Abraço

    ResponderEliminar