sábado, 13 de abril de 2013

Opinião - A Invenção de um conto de Fadas de Manuel Alves


Este foi um livro do qual eu não estava à espera. Em primeiro porque depois de ter lido os contos do Manuel, que estão inseridos nos géneros de Ficção Científica e Fantasia, nada fazia crer que ele mudasse "repentinamente" de registo, portanto passei as primeiras paginas a tentar encontrar algo de Fantástico e a minha busca não foi infrutífera pois encontrei o quanto a nossa vida do dia-a-dia pode ser Fantástica. Em segundo lugar não estava à espera de me ligar tanto à história e aos seus personagens. Com eles eu ri e (quase) chorei, zanguei-me e perdoei, apaixonei-me e odiei, com eles eu vivi. Citando o livro:

...pessoas inventadas, que pareciam tão nascidas em carne e osso como qualquer outra pessoa real. (página 136 do e-book em formato epub)

Esta frase resume bem o que senti ao longo do livro. As personagens não eram de papel, mas pessoas que eu queria conhecer, pessoas que eu compreendia e que queria ajudar. Elas eram eu e eu  era elas, nos problemas e nas alegrias, nos dilemas e fantasias. A história até pode ser considerada banal, pois é igual à do nosso vizinho, primo, e claro a nossa, mas existe neste realismo algo de fantástico, eu sei que parece que me contradigo. Fala de pessoas exactamente como eu e o caro leitor que está desse lado, mas por isso eu consigo ficar distante, enquanto observador e ao mesmo tempo estar lá a sentir a dor e o prazer, a angustia e satisfação.
Uma magnifica história que muito prazer me deu ler, mas acima de tudo sentir.


Este Romance pode ser encontrado no site Smashwords neste link: A Invenção de um conto de Fadas de Manuel Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário