domingo, 7 de abril de 2013

Promoção da semana: Manuel Alves



Durante esta semana vou fazer uma espécie de "campanha/promoção" da obra de um jovem autor chamado Manuel Alves, dando à estampa uma opinião por dia de (quase) toda a sua obra, ainda não sei se terminarei a tempo o seu ultimo livro (e-book), "Perguntas-me?". Convenhamos a sua obra (ainda) não é assim tão grande, mas revela já uma grande potencial. Tudo o que publicou foi em e-book, mas dois contos já tiveram direito a serem incluídos em duas antologias. No final irei fazer um "apanhado da situação". Para os que quiserem começar a descobrir desde já a obra deste autor, podem descarregar, para já de modo grátis, no site Smahswords a obra de Manuel Alves.

PS: Apesar do que possa eventualmente parece esta minha "acção de promoção" nada tem a ver com o passatempo lançado pelo autor (por exemplo) no Forum Bang, tudo não passou de uma coincidência.

7 comentários:

  1. Olá, Marco.

    Já te respondi, lá no Fórum Bang, mas agradeço-te aqui também por esta tua iniciativa.
    É a primeira vez que alguém se dispõe desta maneira a expressar opinião acerca de todos os meus trabalhos já publicados. Aguardo o resultado. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Por acaso é uma ideia bem interessante, este tipo de comentário. Boa sorte! Não conhecia o autor mas ainda hei-de ler algo dele. Estive também a ver o passatempo que o próprio lançou, mas não gosto de vitórias por likes, pois é a tua "fama" acima da qualidade, mas quem sabe se um dia destes não aparece uma opinião minha a um livro do Manuel Alves lá no blogue :)

    Estou curiosa para ver esta tua maratona!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nádia.

      Concordo contigo (e qualquer pessoa de bom senso o fará) quando dizes que o sistema de likes não é o mais justo para avaliar a qualidade do que quer que seja, pois considera factores que podem ter muito pouco, ou nada, a ver com aquilo que se pretende avaliar. Dito isto, não é minha intenção escolher as três recensões que apresentem as características gerais segundo as quais serão consideradas de maior qualidade em comparação com as restantes; se fosse essa a intenção, eu reservar-me-ia o direito de fazer a escolha independentemente de quaisquer opiniões terceiras. Afastei-me da decisão de escolha principalmente por duas razões:
      - se fosse eu a seleccionar as três recensões com direito a prémio, os autores podiam ceder à tentação de escrever apenas coisas simpáticas acerca do livro somente para influenciar a minha decisão. Interessa-me receber críticas positivas, claro, mas interessa-me ainda mais que as críticas sejam sinceras (não posso falar por outros autores, mas eu quero mesmo saber o que os leitores pensam daquilo que escrevo). Obviamente não tenho como garantir a sinceridade das palavras de outras pessoas mas posso fazer os possíveis para evitar o meu envolvimento nelas.
      - no final de contas, estou a promover o meu trabalho e, como tal, interessa-me que chegue ao maior número possível de pessoas. Assim, o sistema de likes pode ser uma maneira relativamente eficaz de aumentar o envolvimento de potenciais leitores que, mesmo que não participem com uma recensão, poderão apoiar a apresentada por amigos/conhecidos e, desse modo, acabam também por ser chamados, senão à leitura, pelo menos ao conhecimento do meu trabalho.

      O resultado ideal seria que as três melhores recensões fossem as mais votadas para que os/as autores/as recebessem um conto onde podem ser a personagem principal. Mas isso, como já disse, não dependerá de mim (pelo menos, não neste passatempo).

      Para terminar (a já longa resposta :D ), gostaria de um dia ver uma opinião tua a um livro meu lá no (teu) blogue. :)

      Eliminar
  3. Olá Manuel ainda bem que aprovas! O facto de ir opinar sobre todos os teus trabalhos deve-se ao facto de ter gostado tanto que os li a todos de "rajada"

    Olá Nádia quando tive esta ideia ainda não sabia da iniciativa do Manuel e quando a vi no Forum Bang pensei "é pá agora vão pensar que estou a fazer isto por causa do passatempo!", mas tal não podia estar mais longe da verdade. E eu também sou como tu não gosto muito desse tipo iniciativas e é exactamente pelo que referes. Quanto a leres algo do Manuel podes começar pelos seus contos que se lêem bastante bem e rápido pois não são muito grandes, em tamanho pois em qualidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Parece-me que a tua iniciativa tem a melhor razão de todas: fazes por gosto. :)
      Suponho que isso dispensa quaisquer outras justificações.

      Eliminar
  4. Olá novamente! :)

    Manuel, compreendo o teu ponto de vista, e claro que como escritor queres que o teu livro chegue ao maior número de gente possível e que te sejam sinceras. :) É mesmo uma opinião pessoal que tenho, sempre que vejo passatempos por likes nunca participo. Ninguém gosta de mim :P

    Marco, já tenho a página guardada, muito obrigada pela divulgação :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Marco,

    E eu convencido que já tinha vindo comentar aqui e afinal tinha sido no grupo do FB.

    Não foi o vencedor para leitura conjunta mas acabou por ter o efeito desejado, isto é promover o que de bom temos, pelo menos na tua opinião.

    A ver se consigo ler e depois digo-te o que achei, claro que se ler divulgo também no blog.

    Parabéns por mais esta tua iniciativa ;)

    Abraço

    ResponderEliminar