segunda-feira, 10 de março de 2014

Divulgação - Livro sem Ninguém de Pedro Guilherme-Moreira



Depois de ter mostrado o que aconteceu e o que podia ter acontecido no Onze de Setembro de Dois Mil e Um no excelente livro "A Manhã do Mundo" o escritor Pedro Guilherme-Moreira está de regresso com um "Livro sem Ninguém". Pois é leram bem um livro sem ninguém e se à partida a ideia parece absurda a verdade é que a sinopse já me deixou bastante curioso (até porque o livro tem alguém, ou muitos alguém). Se tudo correr como planeado quinta-feira, dia treze de Março, vou adquirir a minha copia quando o seu autor o for apresentar ao Museu de Ovar (só para avisar que também lá irá estar o escritor Afonso Cruz).
Deixo a sinopse para ver ser se também a vós vos deixa curiosos.


Sinopse:
Na rua do arco-celeste há sete casas, cada uma de sua cor; e também um café, uma horta, um jardim, uma florista, uma sucata, um infantário e uma escola. Mas, embora lá vivam pessoas - que frequentam o café, trabalham na horta, lêem no jardim, compram flores para oferecer a quem amam, se desembaraçam dos seus podres ou jogam à bola no recreio -, esta história é contada apenas pelas coisas que lhes pertencem à medida que vão mudando de lugar, e por isso se diz que o livro é sem ninguém. E, ainda assim, durante este ano extraordinário, acontece de tudo na rua: há quem se apaixone e quem se separe, quem nasça, quem morra, quem mate e até quem, depois do trauma, consiga uma vida nova. Mas, como em todas as ruas, havemos de encontrar nesta preconceitos, dúvidas, alegrias, segredos e desgostos. Enquanto isso, o tempo vai passando sem darmos por ele, mas a montra da florista e o que se colhe ou semeia na horta nunca nos deixam perder do mês em que estamos.Num romance profundamente original, a um tempo cru e delicado, poético e realista, Pedro Guilherme-Moreira usa o microcosmos da rua para desenhar o retrato da sociedade contemporânea e abordar temas tão polémicos como a xenofobia, a violência doméstica, a repressão sexual ou o envelhecimento. E - miraculosamente - sem precisar de ninguém.


E se ficaram curiosos deixo as datas das próximas apresentações onde poderão conhecer um grande autor e uma pessoa muito simpática:

Dia 13 - Museu de Ovar, 21:30h, apresenta Afonso Cruz

Dia 15 - Fnac Gaiashopping, apesentam Miguel Miranda e Luis Miguel Rocha - e a alma do Marmelo, em nome dos escritores do Porto, e ainda Clarice Lispector (actuação de actriz do Grupo de Teatro Contra-regra. 18h)

Dia 21 - Coimbra, Bertrand Dolce Vita, 16:30h, em coordenação com a Escola e a Biblioteca Avelar Brotero

Dia 22 - FDUC Coimbra, 15:30h 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Fiacha

      As vezes gostava de estar ainda mais atento, mas faz-se o que se pode

      Um abraço

      Eliminar
  2. Olá Marco :D
    É de facto um título curioso, tal como a sinopse :)
    Fico com a ideia que será uma leitura muito interessante pelos temas abordados. Infelizmente não conheço nada do escritor Pedro Guilherme-Moreira, mas há que mudar isso :)
    Desde já os meus parabéns por promoveres o que é Português ;)
    Boas leituras, beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Um titulo curioso para os mais incautos!

      Brevemente já vais conseguir encontrar por aqui a minha opinião sobre este livro.

      O Pedro tem "apenas" mais um livro, o excelente "A Manhã do Mundo" que eu mais que recomendo.

      Quanto à promoção do que é nacional faço o que posso e continuarei a fazer. Muitas vezes os livros estrangeiros já tem o marketing feito. E afinal o que é nacional é bom.

      Um abraço

      Eliminar
  3. http://numadeletra.com/livro-sem-ninguem-de-pedro-guilherme-58204

    ResponderEliminar