terça-feira, 4 de março de 2014

Manuel Alves – O escritor 2.0



Quem frequenta o meu blog, O Senhor Luvas, não ficará espantado ao ler que eu considero o Manuel Alves um dos novos valores da escrita em Português. Não só escreve nos meus géneros de eleição, Ficção Científica e Fantasia, mas também é versátil ao ponto de escrever livros infantis e Romances sempre com a qualidade a que estamos a habituados a ver em editoras a “serio”. Mas existe mais um outro pormenor que torna o Manuel “diferente”, ele faz parte de uma nova geração de escritores que começam cada vez mais a fazer parte da preferência dos leitores. O Manuel é o arquétipo desta nova geração, destes escritores do século vinte e um, dos escritores 2.0.

Entre os velhos escritores e estes novos escritores 2.0 as diferenças estão nos pormenores, porque o que os separa é isso mesmo, pormenores, mas que fazem toda a diferença.

O que os une é claro o gosto pela escrita. Em ambos os casos temos pessoas que querem ser reconhecidas e apreciadas e que, de um modo geral, gostariam de viver da escrita. Em ambos os casos o objectivo é escrever e publicar. No fundo ambos querem exactamente o mesmo. É no caminho escolhido que se diferenciam.

Os da “velha guarda” acreditam que é apenas através do livro impresso que esse reconhecimento virá, como se apenas depois de verem o seu nome gravado a tinta na celulose a sua imortalidade estivesse assegura. Estes “velhos do Papel” não acreditam e/ou ignoram todo um mundo que existe para lá da realidade física.

É aqui que aparecem este escritores 2.0, para eles a edição em papel não é uma prioridade, a questão de publicar em formato físico é acessória. O que lhes interessa realmente é dar-se a conhecer ao público. Estão nas redes sociais e sabem usa-las para divulgar o seu trabalho. Vivem do “passa a palavra” (que nestes tempos para o bem e para o mal pode ser tanto uma bênção como uma praga). Não estão dependentes de campanhas “milionárias” de marketing ou da falta delas para os seus livros vingarem. Dependem (quase) única e exclusivamente de os seus leitores gostarem do seu trabalho e iniciarem uma corrente de boas opiniões que leva a mais leitores. Os leitores, seja em que formato seja, acabam por se fidelizar. Neste aspecto o facto do Manuel e outros iguais serem bastante atenciosos com os seus leitores nas redes sociais, o meio por excelência de contacto, ainda os torna mais fieis.

O que escrevem não passa pelo crivo dos editores que, diga-se em abono da verdade, hoje em dia cada vez mais meros publicadores que depois de uma leitura apenas pesam o potencial de vendas e consequente lucro de um livro (na curto prazo, por tudo o que passe para lá das sete semanas sem vender já é um falhanço). As qualidades literárias, seja na escrita seja nas ideias que difundem e poderão trazer novas perspetivas (algo muito importante na Ficção Científica, por exemplo) fica relegado para segundo plano. (Os verdadeiro editores são um espécie em vias de extinção, mas isso fica para outra conversa.)

É interessante notar que alguns dos best-sellers dos nossos dias apareceram primeiro no mundo virtual, com escritores que começaram por se auto-publicar em sites como o Smashwords e afins e tiveram tanto sucesso que as editoras convencionais os foram contratar (a qualidade dos mesmo não é para aqui chamada). É também relevante que alguns deste escritores 2.0 com fama e proveito junto dos leitores já declinaram ofertas, algumas com valores bem elevados, das editoras convencioneis, preferindo publicar sem interferências e intermediários, o que não deixa de ser sintomático do actual estado do mercado editorial.

Estes novos escritores 2.0 são o sintoma de uma mercado editorial doente? Acredito que sim, pois tenho visto alguns autores de qualidade, já publicados em papel a migrarem para o digital. As razões são variadas, mas geralmente giram em torno do desapontamento, da desilusão ou simplesmente do desinteresse com o “mercado do papel”.

Pelo meio temos inevitavelmente os “híbridos”, autores que vivem em ambos as mundos.

Claro que nem sempre temos a sorte de termos escritores dotados como Manuel, mas não podiam ser só pontos positivos. No meio de algumas pérolas temos muito lixo, mas ai as coisas, mais uma vez, não diferem muito do actual mercado editorial convencional em papel.

Estamos então perante um novo tipo de escritor, nascido num novo mundo em que tudo é gratuito, mas onde não há refeições grátis. Competem com as editoras tradicionais obrigando-as a repensar o seu modelo de negócio. Algumas vezes acabam por ir engrossar as fileiras das editoras, outras vezes são o inimigo que lhes rouba clientes (aqui não à leitores, é tudo negocio).

Para já não acredito que se possa dizer que o leitor seja o vencedor. É certo que tem mais escolha, mas porque o lixo é muito os bons escritores podem não se ver no meio da porcaria, mas considero que isso a seu irá tempo irá mudar. Tal como outrora no mercado editorial convencional em papel houve algo mais que o interesse no lucro, gosto de crer que também aqui a qualidade irá prevalecer, mas também não sou assim tão ingénuo para acreditar piamente nisso.


O mundo irá ainda dar muitas voltas, mas penso não errar ao dizer que se abriu uma caixa de Pandora quando se tornou tão fácil editar um livro. O tempo o dirá.

10 comentários:

  1. Olá Marco :)
    Eu prefiro os velhos hábitos da leitura em papel, é mais genuíno em todas as suas formas, mas nos tempos que correm e por todas as razões que já conhecemos do mundo editorial atual (qualidade, preço, oportunidade (...) ), é sem dúvida uma excelente forma de divulgar o trabalho de um escritor através desses sites, sem que, acarrete maiores custas, é mais célere e os leitores podem aceder mais facilmente à sua leitura.
    Quanto ao trabalho do Manuel, e por já ter tido a oportunidade de ler algumas das suas obras, estamos perante um BOM talento português, genuíno na sua forma de estar na vida, na sua simplicidade em ver o mundo e ditá-la em palavras verdadeiras, tanto para o bom como para o mau, e é um exemplo de um escritor que devia ser mais valorizado editorialmente. Arregaçou as mangas e permitiu que nós leitores acedêssemos às suas obras, de uma forma mais direta e acessível. É sem dúvida um escritor muito atento, sempre preparado a responder aos seus leitores, sempre à procura de dar asas ao bichinho da escrita.
    Parabéns pelo teu post Marco, está muito bom e interessante, são temas que devem de facto ser debatidos e lembrados.
    Boa continuação, beijinho ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Também prefiro o "velhos hábitos da leitura em papel", mas a verdade é que através das novas tecnologias tenho não só conhecido os novos valores da escrita Portuguesa com também lido autores à muito desaparecidos e que já não são publicados.

      Quanto ao que dizes do Manuel só te posso dar razão, alias até já pensei em enviar os trabalhos dele para uma editora...

      Obrigado pelo elogio tentarei trazer aqui mais vezes estes temas.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Mostraste-me tudo de uma forma tão, tão, mas tão nova, que só para teres uma ideia, acabei agora de criar uma conta no Smashwords. :)

    Muito obrigada :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia

      Fico muito contente em saber que ajudei alguém a dar mais um passo na sua construção enquanto escritor. Como será óbvio já fui ao Smashwords à tua procura, mas ainda não vi nada, assim que lá tiveres publicado um texto avisa.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá, Nádia. :)
      Até ao momento, só tenho coisas boas a dizer do Smashwords. Mesmo para quem não pretenda publicar é um excelente lugar para encontrar milhares de livros, muitos deles gratuitos.

      Eliminar
    3. Concordo com o Manuel, acho que apenas falta uma opção para procurar pela língua.

      Eliminar
  3. Olá. :)
    Marco, já comentei no Corvo, mas tinha de passar também por aqui para um olá. :)

    ResponderEliminar
  4. Bem eu junto mais um Olá Marco :D

    Belo texto e mais uma justa homengem e penso que as nossas amigas já referiram o mais importante, temos que pensar na realidade Editorial e saber como as Editoras se adaptam um tema bem colocado sem duvida.

    Quanto ao Manel, tá tudo dito, um talento sem duvida e penetenciou-me por ainda ter lido tão pouco, mas o que li só confirma o teu comentário ;)

    Obrigado pela partilha no meu blog, foi sem duvida uma mais valia ;)

    Abraço Dragão Negro :D


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá para ti também Corvo Negro :)

      Obrigado, e sim quanto ao talento do Manuel já não há duvidas.

      Foi prazer partilhar no teu blog e já sabes vai "puxando" por mim ;)´

      Um abraço Corvo negro :)

      Eliminar