terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Opinião - Somnium 105



A Somnium é uma revista publicada pelo Clube de Leitores de Ficção Cientifica do Brasil. Neste quinto numero temos uma edição especial de Natal.
O primeiro conto é de Orson Scott Card, autor do livro de FC "Ender's Game", editado em Portugal pela Presença com o nome de "O Jogo Final" e que aqui faz uma incursão pelo Fantástico com o conto "Perdido no Inferno". Gostei das ideias que lhe dão base, mas não da maneira como o autor lhe deu forma. É nos contada a historia de um homem que ao morrer descobre que ficou preso num limbo entre o Céu e o Inferno, porque (e aqui é a parte de que gostei) nem é mau o suficiente, como um Hilter, ou suficientemente seguidor das regras da bíblia para entrar no Céu. E assim ficou preso no limbo que fica paredes meias com o nosso mundo. Ora ele é contactado por S. Nicolau, sim esse mesmo, para fazer parte de um grupo de outros fantasmas e ajudar as crianças. E é aqui que a coisa descamba, pois a partir daqui começa-se a parecer com o filme Ghost. A ajuda as crianças é dada falando com elas e/ou fazendo com que lhes vá parar à mão dinheiro que eles sacam das carteiras de quem mais tem. Um conto e ideias com potencial para mais.
O segundo conto é da autoria de Flávia Côrtes e tem o sugestivo nome de "Taxidermia" (para os que não sabem é a arte(?) de empalhar animais). Não fugindo ao tema acompanhamos uma ceia de Natal em família. O personagem principal é um medico cirurgião que perdeu a esposa já lá vão muitos anos e nunca recuperou dessa perda refugiando-se na actividade que dá nome ao conto. Esta bem escrito e eu até gostei bastante, mas logo no inicio eu antecipei o fim o que acabou por estragar um pouco a leitura.
O terceiro e ultimo conto tem como titulo "Milagre de Natal" do autor Tibon Moriez. Gostei deste conto, em primeiro lugar porque foi inesperado, o que a seguir ao conto anterior foi muito bom, e pelo seu fim completamente inesperado. A personagem principal é uma garoto que dá gosto odiar.
Podem encontrar o conto em vários formatos, desde o clássico pdf, ao mobi ou epub, para todos os gostos e necessidades, aqui. 

1 comentário:

  1. olá Marco,

    Gostava de ler algo deste escritor, tenho lido coisas boas em relação a este escritor.

    Fico contente por ver o blogue ativo ;)

    Abraço

    ResponderEliminar