domingo, 3 de agosto de 2014

Opinião - Revista Bang! n.º16



Mais uma revista Bang! chegou!!!

Capa - Rompendo a politica até agora seguida de ter como capa uma ilustração original esta edição faz da capa de "O Império Final" de Brandon Sanderson também a sua. Apesar de perceber o porquê desta decisão gostava de ter visto uma ilustração original.

Editorial - Eu e a Safaa Dib temos muitas vezes diferendos de opinião, mas os seus editoriais tem sido algo que me me tem dado bastante prazer ler, este não foi propriamente a excepção, gostei da primeira parte, mas achei a segunda parte algo dispersa (embora tenha percebido onde queria chegar). Acho que faltava algo a ligar as duas partes.

Ilustrador Convidado - Ricardo Coimbra foi o autor da capa desta revista Bang! e pela amostra parece-me ser bastante talentoso, mas e mais uma vez tinha preferido uma ilustração original como por exemplo a que lá aparece com o titulo de "L'Homme runne".

Resumo das novidades - Estes resumos vem sempre acompanhados de uma opinião (à falta de um termo melhor) do editor Luís Corte-Real sobre o mercado editorial (e que muitas vezes dão azo a diferendos de interpretação entre mim e a Safaa). Este texto foi bastante esclarecedor e vem confirmar uma "revelação" que o João Barreiros fez à uns anos e que transcrevo:


O misterioso editor que proferiu estas palavras terá sido o Luís Corte-Real? Fica a questão.

Quanto às novidades parecem-me poucas para uma editora que se assume como a editora do Fantástico. Sobre a qualidade (ou falta dela) não me posso pronunciar visto não conhecer.

Sonar Literário - Um texto e um tema bastante interessante que o Eric Novello abordou e que me agradou muito.

Metais Pesados - Vou ser sincero acho que a participação do Fernando Ribeiro já não trás nada de novo seja nos temas seja na perspectivas. Sei que novos colaboradores não nascem nas árvores, mas este já passou a sua validade.

Sheridan Le Fanu - No Ano do Bicentenário - António Monteiro dá-nos a conhecer um daqueles autores tão importantes quanto desconhecidos. Espero que tenha despertado a atenção não só dos leitores como dos editores.

O Regresso do Transperceneige - Em mais um magnifico artigo da autoria do Mestre João Lameiras ficamos a conhecer mais uma Banda Desenhada (muito) interessante, mas que infelizmente não está publicada por cá e que dificilmente estará.

Feitiços e Terrores - Com a recente publicação de "Cultos Inomináveis" de Robert E. Howard nada como recordar a vida e obra deste grande autor e que bem merece ser publicado e lido, em (mais) um interessante artigo do António Monteiro.

O Regresso a Westeros - Safaa Dib mostra-nos a importância das aventuras de Dunk e Egg (que se passam 100 anos antes de do inicio da Guerra de Tronos) e as interligações de ambas as historias. Tudo isto a propósito do mais recente lançamento "Historias dos Sete Reinos".

As Agruras da Colecção Argonauta - Parte 2 - A segunda e ultima parte deu magnifico exercício não só de memória, mas também de analise desse mítica colecção que foi e é a Argonauta pelo Luís Filipe Silva. Gostava de ver mais artigos destes na revista Bang!

Visões da Utopia - Um artigo bastante interessante em especial pela sua parte histórica.

Brandon Sanderson - Este autor e a sua Saga "Mistborn - Nascida nas Brumas" do qual "O Império Final" é o primeiro volume, são a mais recente aposta da Saída de Emergência e diga desde já uma aposta que a editora pretende ganhar, dai o muito marketing que tem sido feito à volta deste autor/livros, sendo que neste revista muitas paginas lhe são dedicadas indirecta ou directamente. Nas dezasseis (16) paginas que falam directamente do autor/livro temos um pouco de tudo desde um tour pelo mundo criado, as suas características e personagem, passando por uma entrevista a Brandon Sanderson, e o making of da capa de "O Império Final". Nota-se que é uma aposta em que a editora entrou com "tudo" e eu espero que dê resultado e pelas primeiras opiniões parece-me que já começou a agradar a muitos leitores.

Prémio Bang! 2014 - Com o Prémio Bang a acabar (alias já terminou) "mostra-se" quem são os Juízes e faz-se (fez-se) um ultimo apelo.

As Cidades na Ficção Científica - Episódio 3 - Estes artigos da autoria do João Rosmaninho foram definitivamente uma aposta ganha e espero que sejam e estejam para continuar.

Ficção


Enciclopédia da Estória Universal de Afonso Cruz - Uma presença já habitual nas paginas de revista Bang e que é sempre um prazer ler.

Pensando no Relógio de Rui Rodrigues Alves - Quando acabei de ler este conto fiquei com a sensação que tinha acabado de ler não um conto, mas uma espécie de resumo de algo maior. O potencial e as ideias parecem lá estar, mas ainda vai ter de treinar muito até escrever algo bom. Espero que o Rui continua a trabalhar para um dia nos presentear com um conto, novela, romance, etc, de excelência.

Abiogenesis de Pedro G. P. Martins - Já tinha lido os dois trabalhos que o Pedro Martins tem à disposição no Smashwords portanto foi sem surpresas que mais um vez me vi presenteado com a qualidade deste autor neste conto. 

Imersão de Aliette de Bodard - Bem não à toa que este conto venceu os prémios Locus e Nébula e acho que mais não será preciso dizer.
Não deixo passar a oportunidade de agradecer os esforço da revista Bang! em nos presentear com o que de bom se faz lá fora agora.

A Guerra dos Pombos de Estevão Ribeiro - O melhor elogio que posso fazer a esta BD (ou HQ como se diz na outra margem do Atlantico) é que me ri bastante e mal posso esperar pela continuação.


E assim foi mais uma excelente revista que continua a primar pela qualidade e que eu espero seja para continuar durante muito tempo.

Neste intervalo de tempo a revista Bang! já está disponível em formato PDF, mas devido à manutenção do site da Saída de Emergência não me é possível deixar o link para quem queira descarregar a mesma. 

6 comentários:

  1. Não sabia que tinha saído, mas não espera pela demora.
    Excelente comentário Marco, dá-nos um panorama muito bom da revista.
    É interessante ver que fazem um comentário a Sheridan Le Fanu, quando tanto quanto eu sei, e posso bem estar enganada, não há nada editado em Portugal deste fantástico (duplamente) escritor.
    Obrigada pela divulgação
    Beijos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante

      E eu a pensar que já era do conhecimento geral que a revista Bang! já tinha saído em formato digital!

      Realmente não parece haver indícios de que Sheridan Le Fanu alguma vez tenha sido publicado (traduzido) entre nós o que é pena pois foi um autor que influenciou muito outros autores muito mais conhecidos com Bram Stoker. Portanto assim que o site da Saída de Emergência estiver operacional descarrega e lê que vais gostar, tenho a certeza ;)

      Um abraço

      Eliminar
  2. Ois Marco,


    Confesso que não li a revista toda mas li muita coisa e estou contigo mais reportagens como a da coleção Argonauta era muito interessante, por exemplo em substituição do Fernando Ribeiro que é algo que não entendo, mas duvido que venha a acontecer.

    E há ai tanta gente que podia efetuar artigos tão interessantes, mas enfim.

    Mas estou contigo venham muitas mais números desta Revista, que desde o formato atual não deixo de ler avidamente.

    Abraço e parabéns pela mensagem, gostei muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Realmente existem coisas que devem continuar e outra que já passaram, já coloquei a minha opinião no site da revista Bang! a ver ser eles pegam nos conselhos.

      Essa questão de haver muitas pessoas que podiam escrever é mais complexa do que à primeira vista pode parecer. Essas pessoas existem, mas tem de querer participar e/ou ser convidadas. a ver se isso se "resolve".

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá Marco,

    acabei de comentar no blogue do Fiacha e venho comentar também no teu.
    Nunca tinha lido nem visto a Bang, porque não costumo ir à Fnac. Por isso, foi com grande gosto que estive a lê-la em formato digital, há uns dias atrás. Gostei imenso do que encontrei, tanto a nível de texto como a nível gráfico. É excelente.
    Não podendo reportar-me a números anteriores, tenho a dizer que gostei bastante deste nº16, em especial da parte do ilustrador, do Sanderson e de Westeros. Mas também gostei de ficar a conhecer mais coisas, tais como os livros da Argonauta. Quanto à parte de Ficção, tenho de ler com mais calma, pois ainda não o fiz. Fiquei ainda bastante curiosa sobre o livro Cultos Inomináveis.
    De referir, também, que fizeste um ótimo "resumo" e opinião aos conteúdos da revista.

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Queen

      A revista Bang! tem sido sempre interessante desde o numero zero e vale bem a pena ler muitos artigos nas revista mais antigas. Pessoalmente gosto mais dos artigos de opinião e historia da FC&F.

      Também quer o ler o Livro do Robert E. Howard, mas porque gostei dos livros do Conan.

      Um abraço

      Eliminar